Os 5 elementos na alimentação equilibrada – A arte da vida e da culinária segundo a Medicina Tradicional Chinesa dos doutores Ilse Maria Fahrnow ( médica, psiquiatra e docente de Medicina Tradicional Chinesa ) e Jürgen Fahrow ( conselheiro para dietas de medicina Tradicinal Chinesa).

Com 160 páginas, o livro explica como o organismo aproveita a energia existente na alimentação de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, que estabelece relações de intercâmbio energético entre os órgãos e os tecidos. Os alimentos são avaliados pela forma como conseguem ativar, manter e renovar energias.

O organismo só pode funcionar bem quando é nutrido de forma balanceada, com todos os elementos – madeira, fogo, terra, metal e água. Este é o primeiro pressuposto para uma vida saudável e feliz. Os 5 Elementos na Alimentação Equilibrada mostra como funciona o processo de interligação alimentos e seus elementos correspondentes e e ajudam a identificar sinais de desequilíbrio em cada elemento, indicando ao leitor como reestruturar sua própria alimentação.

Quando o elemento madeira está equilibrado, por exemplo, a pessoa sente-se muito bem porque seu fígado está bem cuidado e os acúmulos de energia se dissolveram. Já os sinais de que o elemento madeira está em desequilíbrio podem se manifestar pela preferência extrema ou rejeição por sabor azedo, acessos explosivos de epirros, pontadas, palpitações, dores musculares, entre outros.

O livro traz um pôster dobrável para aplicação prática do sistema, com indicações de como associar condimentos, ervas, grãos, raízes, verduras, legumes, frutas, carnes, derivados e bebidas. Um guia simplificado para sentir os benefícios imediatos proporcionados pelo modelo dos cinco elementos. 

Postado por: Ewertom Cordeiro

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles