POR: Gabriela Meneses

O relaxamento auxilia no combate ao estresse e à tensão muscular. É também um meio revigorante que traz benefícios à saúde física e ajuda a equilibrar a mente e as emoções. O Ciência e Saúde mostra os benefícios do relaxamento físico e mental e traz dicas para relaxar, em casa e no trabalho, mesmo em meio à correria do dia a dia

Experimente ficar alguns minutos em silêncio, fechar os olhos, respirar lentamente, soltar os ombros devagar e deixar os bons pensamentos tomar conta da sua mente. Não conseguiu? Tente mais uma vez. Está difícil? A respiração está ofegante, os músculos estão contraídos e tensos, a cabeça não para de pensar em problemas e compromissos? Se a resposta for sim, caro leitor, você é mais um dos brasileiros que deixaram o estresse se acumular e se tornar um mal crônico e já não consegue mais relaxar em meio ao dia a dia agitado.

 De acordo com dados da Isma Brasil, associação integrante da International Stress Management Association (Isma), organização internacional de pesquisa sobre estresse, 30% dos brasileiros já chegaram ao estado de estresse extremo, caracterizado por um intenso esgotamento físico e mental. Ficamos atrás apenas do Japão, onde 70% das pessoas já perderam o controle sobre o estresse. As altas taxas do Brasil, segundo pesquisadores do Isma, são explicadas pela rotina de trabalho e pela cultura: jornada mais longa e maior dificuldade para verbalizar e expressar opiniões e emoções. Soma-se a isso a falta do relaxamento muscular e mental que, além de encurtar os músculos e provocar sensação de desconforto e dores, aumenta o nível de estresse, diminui a capacidade de concentração e o rendimento mental. Mas, caro leitor, ainda há como mudar de atitude e usufruir dos benefícios da prática do relaxamento. Relaxar é reduzir momentaneamente a atividade muscular, física e psíquica. Essa prática auxilia na prevenção e no combate ao estresse, à tensão muscular e à fadiga mental. Dessa forma, beneficia a saúde física, mental e emocional.

De acordo com a fisioterapeuta Isabel Studart, quem sofre com estresse acaba ficando com os músculos tensos. O relaxamento age, proporcionando uma sensação de alívio, e mandando embora o estresse que estava acumulado em determinado músculo. Para o fisioterapeuta José Meudo Filho, o trabalho físico já é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar, mas o ideal é que o relaxamento seja também mental. Por isso, a terapeuta ocupacional Camila Alexandre recomenda que o relaxamento se inicie com alongamentos, para liberar as tensões dos músculos, sempre acompanhados de uma respiração lenta e profunda. Depois, é hora de seguir para o momento de relaxamento mental, com auxílio de visualizações. “É o momento de ficar parado, de olhos fechados, respirando e pensando apenas nos movimentos da respiração e do corpo. A pessoa não movimenta o corpo, apenas visualiza que ele está se movendo”, detalha.

Bocejar

O relaxamento é tão importante que, conforme a educadora física Silene Okuma, fisiologicamente, o ser humano já é preparado para soltar as tensões dos músculos e proporcionar ao corpo e à mente uma a sensação de conforto e bem-estar. “Se as pessoas observassem os animais, veriam que todos, sem exceção, se espreguiçam e bocejam”. Ela explica que o bocejo auxilia no relaxamento da articulação temporomandibular (região próximo à boca e ao queixo), no relaxamento dos músculos da base da cabeça e dos músculos da face.  Já o espreguiçar-se move o corpo inteiro, esticando os membros e aliviando o retraimento muscular. “Nós consideramos essas duas manifestações fisiológicas (espreguiçar-se e bocejar) como falta de educação. Mas precisamos fazer isso várias vezes durante o dia”, recomenda.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles