Depois de tanta polêmica, vou dormi feliz com esse texto da internet, simples como a verdadeira Fisioterapia, honesto e digno de nossa missão.

por Juliana Prestes Mancuso

 

Luz em nosso caminho, nossas divergências são menores que nossa missão: Cuidar do outro.

 A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano e tem como objetivo a reabilitação ou reeducação funcional dos indivíduos no que se refere à sua atividade funcional, visando o equilíbrio da saúde e a qualidade de vida.  Seus princípios são baseados na prevenção, reintegração, reabilitação, orientação, fisiologia, biomecânica, tratamento, pesquisa, recursos terapêuticos e ética. .

Princípio é o que serve de base para alguma coisa. O fisioterapeuta é um orientador nato e oferece qualidade de vida à população, desenvolvendo pesquisas para proporcionar um tratamento adequado. A ética profissional tem de ser levada a sério, pois promove um melhor resultado no final do atendimento, seja com relação aos profissionais, seja com os pacientes. Abaixo explico cada um desses princípios:

1) Prevenção : Significa preparar, antecipar-se. Deve-se sempre pensar que prevenção é o melhor caminho, pois antecipar-se às lesões ajuda a promover qualidade de vida.

2) Reintegração: É devolver àquele indivíduo junto à sociedade a sua jornada de vida diária de forma que ele tenha um compromisso com a boa qualidade de vida e boas condições de intervir em relação às suas funções anteriormente exercidas; uma vez que tenha ocorrido algum fator que o retirou do seu habitat natural.

3) Reabilitação: É capacitar e habilitar novamente a pessoa ao seu ambiente natural prévio. Reabilitar é recuperar a capacidade física ou psicológica, restituir ao indivíduo seus direitos, capacidade, situação perdida; recobrar a autoestima.

4) Orientação: Orientar é aconselhar um indivíduo em relação à sua saúde, aptidões e predileções.

5) Fisiologia: Significa estudar o físico. É a ciência que trata das funções orgânicas pelas quais a vida se manifesta. Está presente na vida do fisioterapeuta, pois tratar um ser humano implica em estudar aquele organismo e como o mesmo deve ser tratado.

6) Biomecânica: É a aplicação das leis da mecânica aos problemas biológicos, fisiológicos e médicos como traumas e sequelas. Uma análise correta da biomecânica significa promover uma correta relação entre o são e o doente, fundamental na hora de escolher qual o melhor tratamento a ser executado.

7) Tratamento: Significa acolher, modificar através de um agente ou recurso um conjunto de medidas terapêuticas.

8) Pesquisa: A pesquisa é a investigação, recolhimento de dados, busca de uma melhor intervenção. A pesquisa não está presa apenas no anseio de solucionar o problema instalado, mas também ajudar na descoberta de novos recursos para tratamentos.

9) Recursos terapêuticos: Os recursos terapêuticos são a chave de todo tratamento fisioterapêutico. O fisioterapeuta dispõe de recursos elétricos (eletroterapia), recursos manuais (terapia manual e manipulações), recursos físicos (termoterapia e hidroterapia) e recursos naturais (equoterapia). Cada indivíduo e patologias devem receber o recurso correto como eleição na hora de requerer o tratamento correto.

10) Ética: Ética é a parte da filosofia que aborda os princípios da moral. Ser ético é ser correto e idôneo perante a sociedade como um todo, ser correto perante o paciente e as situações.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/fisioterapia_principios.htm

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles