POR: Meudo Filho – Fisioterapeuta.

Ao cuidarmos dos indivíduos que nos procuram, buscamos despertar a consciência necessária para o encontro mais importante de suas vidas. Na ver­dade, o reencontro com o seu corpo, essa casa onde você não mora. Acabamos nos perdendo com o passar dos anos, des­viando a atenção para os outros, para o trabalho e para os bens materiais, assim nos distanciando de nós mesmos, geran­do sensações de rigidez, abandono, desâ­nimo, prisão e esquecimento, traduzidas no descontrole da saúde.

Ao analisarmos o papel do fisiotera­peuta, identificamos a grande finalida­de da sua atuação: dar vida! Devolvê-la! Mas, você sabe onde a deixou? Talvez perdida no processo de adoecimento e estagnação mental, física e emocional a que nos submetemos no decorrer de nos­sa existência. Por isso, convidamos você: mexa o corpo, exercite a mente! Ainda dá tempo! Não faltam razões para se movi­mentar: força aos músculos e ao coração, desenvolvimento de crianças, aumento da capacidade mental de adultos, diminuição do déficit cognitivo em idosos, além do combate à depressão. Para usufruir des­ses ganhos, basta inserir algumas ativi­dades de movimento na sua rotina diária.

Pesquisas atuais comprovam que exercícios terapêuticos facilitam essas transformações. Atualmente, dispomos de inúmeras técnicas. Através da percep­ção das sensações, peça fundamental do esquema corporal, a RPG – Reeducação Postural Global – favorece uma verdadeira mudança postural, objetivando a consci­ência das tensões, do realinhamento das estruturas, o equilíbrio do tônus e o novo posicionamento corporal. O Pilates é uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios alicerçados na anatomia humana, capazes de aumentar a flexibilidade e a força muscular, melho­rar a respiração, corrigir a postura, reduzir o estresse e prevenir lesões.

 Por obedecer à natureza do corpo hu­mano, é que o GYROTONIC® integra, além dos benefícios citados acima, estí­mulos para o sistema aeróbico e cardio­vascular, promovendo rejuvenescimen­to neuromuscular, através de exercícios fluidos, rítmicos e circulares integrados à respiração. Em comum, observamos nes­sas técnicas a busca pelo equilíbrio cor­poral, elas mantêm seu foco na qualidade dos movimentos, e não na quantidade, fazendo o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto. Quando praticadas de forma isolada e/ou associadas à cami­nhada ou bicicleta, cumprem o objetivo de estimular o corpo e a mente.

Esses movimentos não embrutecem, pelo contrário, desenvolvem a inteligência muscular e a perspicácia dos praticantes. Eles nascem de dentro do corpo, não são impostos de fora. Se orientados por um profissional habilitado, os exercícios te­rapêuticos passam a ser o caminho para uma saúde vibrante, possibilidade única de existir, de estar aqui, de se manifes­tar. Tais sensações só são entendidas pelo corpo através da experiência vivida. A es­colha da atividade deve ser por vontade própria, ao seu tempo, associada ao pra­zer de praticar e ao sucesso dos objetivos alcançados. Então? O que você está espe­rando para transformar sua vida através do movimento inteligente? Permita-se, e comece a se movimentar agora!

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles