Nesta obra didática, totalmente ilustrada com fotografias, o leitor aprenderá a desempenhar as tarefas do cotidiano – como sentar-se, digitar, dirigir, escovar os dentes, carregar objetos pesados, cuidar do bebê – sem prejudicar a coluna e as articulações.

Dor no pescoço, dor nas costas, ombros tensos… Quem nunca sentiu desconforto após um longo dia de trabalho? Os gestos realizados de forma desorganizada e repetitiva e as posturas inadequadas adotadas diariamente são fatores responsáveis pelo desencadeamento e pela perpetuação dessas dores. Anualmente, milhares de brasileiros se submetem a tratamentos de dores de natureza musculoesquelética. Mas não precisa ser assim. Com informações precisas e objetivas é possível mudar a postura e melhorar a qualidade de vida. No livro De olho na postura – Cuide bem do seu corpo nas atividades do dia a dia (128 p., R$ 49,90), lançamento da Summus Editorial, os autores Christina Ribeiro e Victor Liggieri, dois grandes especialistas em dor, explicam o que fazer para prevenir movimentos inadequados nas atividades do dia a dia. Eles destacam, ainda, a importância da ergonomia como facilitadora na conquista de uma postura saudável e orientam o leitor na prevenção de dores causadas pelos gestos realizados de forma inadequada em suas atividades diárias. O lançamento acontece no dia 14 de outubro, quinta-feira, das 19h às 22h, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731 – Piso superior – São Paulo).

“Nosso desejo é atuar primordialmente na prevenção de lesões e desordens posturais tão comuns na atualidade”, afirmam os autores. O objetivo é beneficiar o maior número de pessoas com informações simples, mas capazes de interferir na recuperação de pacientes com dores dessa natureza.

Ricamente ilustrado com fotografias explicativas, o livro traz orientações simples e diretas para prevenir a dor nas atividades cotidianas. Para os autores, com pequenas mudanças no dia a dia é possível tomar consciência dos movimentos, melhorando a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. “Vivemos hoje um cotidiano insalubre e, sem perceber, vamos repetindo gestos e movimentos inadequados que prejudicam nossa postura”, afirmam. Segundo pesquisas, quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas.

Registros feitos por centros especializados em dor crônica indicam que 60% das pessoas que procuram esses centros apresentam dores de natureza musculoesquelética. Segundo os autores, estatísticas atuais revelam dados impressionantes: 50% dos brasileiros procuram consultórios por dor crônica; as afecções do aparelho locomotor são as causas mais frequentes da dor crônica; 50% a 60% dos pacientes tornam-se incapacitados; 80% dos brasileiros desenvolverão dor nas costas (lombalgia) em algum momento da vida; e 40% da população brasileira apresentam alguma dor musculoesquelética por mais de uma semana em algum estágio da vida. “Essas estatísticas mostram o que podemos observar em nosso dia a dia”, complementam os autores.

A obra contempla os interessados em aumentar a consciência corporal nas diversas situações de atividades diárias. É um dos primeiros livros sobre o tema, em língua portuguesa, com uma abordagem completa, focando, especialmente, crianças e adolescentes, que caracterizam uma população habitualmente “esquecida” nos livros do gênero. Trata-se de uma obra didática e de fácil aplicabilidade, possibilitando ao leitor visualizar cuidados que podem aumentar sua qualidade de vida.

Dividido em seis capítulos, o livro traz orientações de postura adequada para as mais variadas atividades, entre elas, como passar roupa e lavar louça sem sentir dor nas costas; a forma correta de carregar a mochila; maneiras simples de corrigir a postura sentada, no chão ou em carteiras; dicas para entrar e sair do carro e a melhor forma de agachar e pegar um objeto no chão. Os autores mostram ainda as posturas mais indicadas para as gestantes, como colocar e retirar o bebê do berço, como escolher o travesseiro e o colchão mais adequados, adaptações ergonômicas no escritório e formas seguras de carregar peso.

Os autores

Christina Ribeiro é educadora física e terapeuta corporal. Formada em Reeducação do Movimento pela Escola Ivaldo Bertazzo; em Dança/Arte do Movimento (método Rudolf Laban) por Maria Duschenes; e em Fisioterapia Articular Analítica (método Sohier), há mais de vinte anos trabalha com organização motora e postural para crianças, jovens e adultos. Atualmente, ministra aulas de organização motora e postural no Instituto de Fisioterapia Maria Emília Mendonça, desenvolve um trabalho de ginástica postural para professores da Escola Jacarandá e dá cursos sobre prevenção e tratamento da dor.

Victor Liggieri é formado em Reeducação do Movimento pela Escola Ivaldo Bertazzo e em Cadeias Musculares e Articulares pelo método GDS. Fisioterapeuta do grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), ministra cursos na área de dor, movimento e postura. É professor convidado da pós-graduação em Pilates da Universidade Gama Filho, do curso de Aprimoramento Interdisciplinar de Dor do HC-FMUSP e do curso de formação em Eutonia do Instituto Gerda Alexander.

Título: De olho na postura – Cuide bem do seu corpo nas atividades do dia a dia
Autores: Christina Ribeiro e Victor Liggieri
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 49,90
Páginas: 128 (2 cores)
ISBN: 978-85-323-0704-0
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles