Modalidades pretendem trabalhar o corpo com o relaxamento da mente.
Em uma delas, exercícios combinam balé e pilates.

Na aula de Axis, foco é o alinhamento da coluna (Foto: Juliana Cardilli/G1)

POR: Juliana Cardilli Do G1 SP

Em meio aos compromissos de trabalho, estudos e família, fazer exercícios acaba se tornando uma obrigação para muitas pessoas, um horário na agenda a ser cumprido sem muita alegria diariamente. Para a atividade física não se tornar mais uma fonte de nervosismo no dia a dia das pessoas, academias de São Paulo estão investindo em atividades que têm como benefícios, além da melhoria do corpo, o relaxamento e a diminuição do estresse.

Na rede de academias Bio Ritmo, isso é feito de maneira lúdica – e tem como alvo principalmente as mulheres. Na aula de Xtend, os alunos se exercitam utilizando os princípios do pilates e do balé clássico. Em barras de balé e com elásticos e bolas utilizados no pilates, glúteos, pernas e abdome são bastante cobrados. Tudo isso invocando um velho sonho das mulheres quando crianças: ser bailarina.

“Ao final da aula, o que as alunas mais comentam é que é muito legal trabalhar na barra, voltar a uma atividade que fazia com prazer. Quem nunca teve a oportunidade de vivenciar a aula de balé pode ter um gosto. O contexto emocional chama mais atenção das pessoas”, diz o líder técnico Saturno de Souza.

Por não usar os movimentos coreográficos do balé – apenas as posturas, assim como do pilates –, a aula fica mais acessível. “Geralmente é bem concorrido, tem que chegar mais cedo para tirar a senha. É uma aula divertida, ajuda a desestressar do dia a dia. Eu saio ao mesmo tempo relaxada e sentindo o efeito do exercício. Trabalha a musculatura do corpo inteiro, além da postura. E fazer o exercício na barra foi a melhor sensação, dá até vontade de fazer balé clássico mesmo”, conta a advogada Martha El Debs, de 29 anos, aluna da modalidade.

Segundo o professor, apenas um homem já participou da aula – e não retornou para a seguinte. Entre as mulheres  entretanto, a atividade disponível apenas na unidade da Avenida Paulista é um sucesso. Em outubro, a academia pretende implantar a atividade em outras quatro unidades. A aula é indicada para qualquer pessoa que possa fazer uma aula de ginástica localizada, mas a procura maior é por mulheres de 25 a 45 anos.

Postura e correção da coluna
Para quem busca algo ainda mais relaxante e quer se livrar das dores nas costas que atingem quase todas as pessoas atualmente, a Companhia Athletica realiza uma aula que tem como foco o trabalho corporal e o alinhamento da coluna. Chamada de Axis, a atividade foi desenvolvida por uma professora de pilates da academia, e só é contraindicada para gestantes e pessoas com próteses na coluna.

“É uma aula voltada para a postura, a coluna, para relaxar. É totalmente antiestresse, não trabalha só o físico, tem o mental também. Para relaxar o corpo é preciso relaxar a mente”, afirma o professor Marcelo Ramos.

A aula possui três etapas: alongamento, automassagem usando o peso do corpo, para melhorar a circulação, e relaxamento e espaçamento da coluna. “Hoje todo mundo tem algum problema de coluna. E todos que fazem a aula voltam, pela questão de se sentir bem. Eu tento fazer com que os alunos se desliguem. Trabalho muito auditivo, para desligar da correria.”

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles