LOC/REPÓRTER: Dia 15 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos. Esse ato simples e barato pode evitar a contaminação de muitas doenças no dia-a-dia, tanto nos hospitais, como nas residências. Estudos, como o realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, revelam que boa parte das infecções respiratórias podem ser evitadas simplesmente por higienizar as mãos. O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, da FioCruz, Carlos Eduardo Figueiredo, explica a importância do hábito na prevenção de doenças patogênicas transmitidas por bactérias, vírus, ou fungos.

TEC/SONORA: coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira – Carlos Eduardo Figueiredo

“É o único ato que tem comprovação científica de que reduz efetivamente a redução dessas patogenias e, consequentemente, as taxas de infecção hospitalar. Então é um ato extremamente simples, bastante barato e tem uma efetividade absurda com relação ao controle da infecção. Custa muito pouco do nosso tempo e que tem um impacto muito grande na saúde, principalmente, na prevenção de infecção extremamente graves. A gente vai salvar muitas vidas com esse hábito que é um ato extremamente simples”.

LOC/REPÓRTER: O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, Carlos Eduardo Figueiredo, esclarece ainda como a população pode evitar doenças ao lavar as mãos.

TEC/SONORA: coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira – Carlos Eduardo Figueiredo

Antes de ir ao banheiro, antes de se alimentar, após contato com secreções, contato com os olhos, depois de cumprimentar as pessoas você deve lavar as mãos. A gente pode usar o sabonete liquido com água ou, o que é também bastante efetivo e tem uma certa economia no tempo do procedimento em si, que é a higinenização das mãos com álcool”.

LOC/REPÓRTER: A data é uma iniciativa do Unicef com organizações não-governamentais ligadas à saúde e conta ainda com o apoio do Ministério da Saúde. A data foi criada para reforçar a importância da lavagem das mãos como meio de prevenção de doenças e infecções além de incentivar hábitos diários saudáveis. Por isso, não esqueça, antes e depois de ingerir ou preparar um alimento, após entrar em contato com qualquer secreção, lave as mãos com água e sabão.

Reportagem, Suely Frota

Fonte: Ministério da Saúde.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles