Visando minimizar a ocorrência de infecções hospitalares, será realizada em Fortaleza a XI Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização. O encontro acontece no Ponta Mar Hotel, entre os dias 27 e 29 de outubro. Na programação, palestras sobre métodos de esterilização, prevenção de infecções de sitio cirúrgico, tecnologias em saúde e segurança do paciente 

A jornada é voltada para profissionais da enfermagem, já que são os que mais participam das rotinas hospitalares e têm maior contato com o paciente, mais que o próprio médico, durante o período de internação. “O curso vai proporcionar uma melhor preparação técnica das pessoas que trabalham no setor, o que também refletirá na melhoria da qualidade da assistência prestada nas unidades de saúde”, afirma a coordenadora da jornada, a enfermeira Tereza Neide de Oliveira.

O foco da programação será a cirurgia segura, conduta que envolve procedimentos adequados como esterilização correta dos equipamentos e materiais, além da higienização pessoal. As recomendações do Ministério da Saúde como o simples ato de lavar as mãos com água e sabão e usar luvas de látex para realização de procedimentos também serão enfatizadas como forma de sensibilizar os profissionais.  “Precisamos adotar esses cuidados já que nos hospitais com alto nível de complexidade, o número de casos de infecção hospitalar de pacientes é mais elevado. Nos Centros de Terapia Intensiva (CTI) a probabilidade de contrair algum tipo de doença é ainda maior”, conclui Tereza Neide.

Serviço: XI Jornada Norte-Nordeste de Centro Cirúrgico e Central de Esterilização

Data: 27, 28 e 29 de outubro        

Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2200. Bairro: Meireles

Inscrições pelo www.aben-ce.com.br ou na Rua Paula Rodrigues, 55, bairro de Fátima.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles