A Unidade de Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), referência no Norte e Nordeste, se supera no número de transplantes realizados ano a ano, desde 2008. Foram 94 em 2008, 106 em 2009, e em 2010, esse número já foi superado. No período de janeiro a outubro deste ano, o número de transplantes já é superior a todo o ano passado. Foram realizados 124 transplantes, sendo 99 renais, 20 hepáticos e 5 de pâncreas.

 Em 2009, foram registrados 106 transplantes. 90 no período de janeiro a outubro. Além da ampliação no número de transplantes renais, também contribuíram para este resultado os transplantes de fígado e pâncreas, que passaram a ser realizados na unidade em dezembro do ano passado.

 O número de transplantes de fígado também deve superar a meta planejada para este primeiro ano, que era de 24 procedimentos. De dezembro de 2009, quando foi realizado o primeiro transplante, até outubro de 2010, já foram 21 transplantes hepáticos realizados.

 No que diz respeito aos transplantes duplos de rim-pâncreas, o HGF também é destaque. Coloca o Ceará no segundo lugar do ranking nacional em número de transplantes por milhão de habitantes, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.

 A Unidade de Transplantes do HGF é hoje a que mais realiza transplantes renais no Norte e Nordeste, e no Brasil está entre os cinco centros que mais transplantam no país.

 Assessoria de Imprensa do HGF

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles