Documento traz recomendações de diagnóstico precoce e tratamento pós-exposição. Estimativas da Organização Mundial da Saúde apontam que todos os anos ocorrem de 2 a 3 milhões de acidentes com agulhas contaminadas por material biológico

Profissionais de saúde que tenham passado por algum acidente ocupacional envolvendo objetos cortantes e sangue devem fazer o teste para hepatites. O ideal é que o exame seja feito logo após o ocorrido, para saber se houve infecção e tomar os cuidados pós-exposição. Os procedimentos profiláticos incluem vacina contra hepatite B e administração de imunoglobulina, em alguns casos. Não é necessário que os profissionais acidentados sejam afastados das atividades nos serviços de saúde durante a terapia de prevenção.

Dentre os acidentes aos quais os profissionais precisam estar atentos estão: lesões com agulhas e bisturis, respingos envolvendo olho, nariz, boca ou órgãos sexuais, contato com cortes abertos e mordidas.

A prevenção da exposição ao sangue ou a outros materiais biológicos é a principal medida para que não ocorra infecção pelos vírus da hepatites. Recomenda-se, ainda, a lavagem do local com água e sabão e o uso de soluções antissépticas em caso de acidentes com esse tipo de material.

Estimativas da OMS apontam que todos os anos ocorrem no mundo de 2 a 3 milhões de acidentes com agulhas contaminadas por material biológico. Estudos mostram que, nos acidentes envolvendo sangue infectado pelo vírus da hepatite B, o risco de contrair hepatite varia entre 22% a 31%. Além disso, o vírus da hepatite B sobrevive no meio ambiente por até uma semana.

Já para a hepatite C, o risco de infecção varia entre 0,5% e 1,8% após exposição a sangue. Evitar acidentes é a única forma de prevenir o tipo C. Em caso de acidente, o diagnóstico precoce determina quando o tratamento deve ser iniciado, caso necessário.

Dentre os grupos de maior vulnerabilidade para as hepatites B e C estão os usuários de drogas injetáveis e os homens que fazem sexo com homens (HSH), além de pessoas que mantêm relações sexuais desprotegidas. Pacientes em programas de diálise e provenientes de prisão, além daqueles que vêm de instituições de atendimento a pessoas com transtorno mental, também estão na lista de maior risco de exposição às hepatites.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles