No próximo domingo (21), a partir das 13 horas, aproximadamente 450 mil estudantes de todo o Brasil realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O diretor de Registro Acadêmico da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Célio Luis da Silva, lembra que o aluno convocado que se negar a realizar a prova fica impedido de concluir o curso. “Esse aluno não poderá colar grau”, afirma Célio.

O principal objetivo do Enade, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), é aferir o rendimento dos alunos de cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências exigidas em cada formação.

Deverão participar da próxima avaliação do Enade alunos do primeiro e último ano dos seguintes bacharelados: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Terapia Ocupacional e Zootecnia. Os alunos dos cursos tecnológicos em Agroindústria; Agronegócios; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental e Radiologia também precisam fazer a prova.

A aplicação do Enade 2010 tem um custo estimado em R$ 25,4 milhões, valor que o MEC repassará para a Cesgranrio, instituto contratado para dar andamento a toda a logística de aplicação do exame.

UEMS no Enade

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), 600 alunos estão inscritos no Enade. A Universidade terá três cursos avaliados: Agronomia, Enfermagem e Zootecnia.

O diretor de Registro Acadêmico da UEMS, Célio Luis da Silva, explica que o procedimento padrão de convocação dos alunos que prestarão o Enade é o seguinte: a universidade inscreve todos os alunos que estão aptos a participarem da prova e o Inep, a seu critério, sorteia uma amostragem aleatória de alunos para prestar o exame. Célio lembra, no entanto, que, nos últimos dois anos, o Inep tem convocado todos os alunos inscritos, realizando assim uma amostragem integral, capaz de aferir com mais segurança a real situação do ensino superior brasileiro.

Fonte: Correio do Estado

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles