No final do ano, nada melhor do que reconhecer  os  profissionais que  engrandeceram e se destacaram na fisioterapia do Ceará,  o blog Fisioterapia e Saúde  no decorre de 2010 apresentou  ações que beneficiam essa ciência, apresentamos  também  muitas polêmicas, chegou a hora de prestar nossas homenagens a personalidades da Fisioterapia e apresentar um pouco de cada um,  segundo nosso olhar, foram dez escolhidos.  Aproveitamos para considerar nossas expectativas para 2011 e descrever o que esperamos de cada um no próximo ano. Nos próximos dias abriremos esse espaço para mostrarmos os acontecimentos  importantes de 2010 na área da fisioterapia, momentos positivos e negativos, conquistas e perdas e quais as expectativas para o novo ano.

Dr. Ricardo Lotif  Modificou a forma de pensar e agir do CREFITO 6, nunca na história dessa instituição houve tanto reconhecimento,  homenagens e representação junto a sociedade, nos últimos dias o presidente do CREFITO 6 esteve praticamente de mudança para Brasília em busca de defender  não só os fisioterapeutas mas todos os profissionais de saúde que podem ser desvalorizados com  o ato médico, de forma transparente sua gestão vem cada vez mais ganhando espaço junto aos setores públicos.

O que esperamos para 2011: Uma política mais intensa na fiscalização de estagiários que exercem  ilegalmente a profissão e mesmo não sendo esse o papel direto do CREFITO mas nosso desejo é da construção de fóruns para tratarmos do desrespeito dos planos de saúde em relação aos honorários da Fisioterapia

Dra.  Ana Crisitina Henrriques  Profissional  desbravadora na área de Fisioterapia Dermato Funcional,  destacada como uma das profissionais mais bem sucedida em sua área, realizou em Fortaleza, em 2010 um evento de grande sucesso o  qual teve o apoio de todos os conselhos regionais do Brasil,  evento esse que abriu espaço para assembléia e discussões sobre o papel do fisioterapeuta no campo da dermato funcional . 

O que esperamos para 2011: Maior participação nos meios de comunicação na divulgação da Fisioterapia Dermato Funcional na busca de esclarecer a sociedade o papel  do fisioterapeuta.

 

 

Dr. Helder Montinegro Idealizador  do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, também foi destaque  por ser o primeiro fisioterapeuta a trabalhar com Franquias, tornando seu empreendimento entre as maiores empresas  da América Latina,  seu trabalho na mídia também merece citação principalmente na Internet, seu site sobre hérnia de disco, tem mais de duas mil visitas diariamente. Em 2010 iniciou consultório em São Paulo e já conquistou uma grande clientela. 

O que esperamos para 2011: Por ser  presidente da ACEFISIO, nossos votos é que nossa associação  possa de fato alcançar destaque e autonomia  financeira.  

 

Dra. Bethrose Fontinele  Eleita Deputada Estadual no Ceará, assumindo essa cadeira será sem dúvida nenhuma uma grande voz da Fisioterapia,  profissional ética e de grande valor humano,  conquistou uma quantidade de votos expressiva nesse pleito.  Essa expressão política é uma das maiores expectativas para 2011.

O que esperamos para 2011: Uma voz  na assembléia legislativa, defendendo nosso papel na área de prevenção e uma força constante na questão de isonomia salarial entre os profissionais de saúde.

 

 

 

Dr. José Meudo Filho Além de jovem empreendedor, foi  quem mais divulgou a fisioterapia nos meios de comunicação no 2010, esteve presente na maioria das emissoras de televisão, além de ter sido destaque por várias vezes  nos   jornais  do estado do Ceará. Defensor da cinesioterapia avançada tem sido pioneiro em novos  métodos aplicados na prática clínica fisioterapêutica através do Gyrotonic® e Pilates.

O que esperamos para 2011: Consiga estabelecer uma ponte entre a Fisioterapia e a Odontologia no que se refere ao reconhecimento do nosso trabalho nas disfunções temporo mandibulares.

 

 Dra. Gorete Pereira  Deputada Federal reeleita em seu segundo mandado com  expressiva votação de quase cem mil votos, voz altiva em defesa da fisioterapia e dos profissionais de saúde,  nesse ano foi uma incansável lutadora contra os mais de oitenta deputados federais médicos que tentam a toda pressão aprovar o ato médico.

O que esperamos para 2011: A reativação da ABCR e força política para inserirmos os fisioterapeutas e  terapeutas ocupacionais nas questões de saúde pública.

 

 

 

Dra. Neyliane Sales  Uma das mais incentivadoras do trabalho da Fisioterapia na Saúde da mulher, nesse ano percorreu o Brasil divulgando a necessidade do reconhecimento dessa área junto a sociedade, também conquistou um quadro de aconselhamento permanente  sobre cuidados da saúde  na televisão, trouxe a Fortaleza congresso internacional nessa área específica e continua realizando projetos sociais que beneficiam mulheres carentes.

O que esperamos para 2011: Maior  divulgação e inserção  de seus trabalhos sociais e dos cuidados fisioterapêuticos  em relação a saúde  da mulher junto aos órgãos públicos municipais e estaduais.

 

Dra. Ana Cristina Brasil Seu dinamismo e persistência tem aberto portas extremamente importantes para Fisioterapia e Terapia Ocupacional em vários órgãos nacionais dentre eles CNS Conselho  Nacional de Saúde,   uma das mais otimista no que se trata das conquistas da Fisioterapia junto a sociedade, é um nome de peso com relação as políticas nacionais da Fisioterapia, reconhecida por sua força política tem sido constantemente  chamada para desenvolver estratégias de gestão na saúde.

O que esperamos para 2011: Maior articulação política em busca de uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza em 2012.

 

 

 

Sandra Rocha  Proprietária de um das maiores  clínicas de Fisioterapia no Nordeste, localizada na cidade de Sobral,  gerando trabalho e melhores condições aos profissionais de saúde e sociedade, autora de dois livros e em 2010 torna-se destaque nacional  ministrando cursos e palestras sobre o cuidar da saúde envolvendo mente e corpo, Sandra  lançou seu segundo livro esse ano na livraria  Saraiva e foi notoriedade na imprensa.

O que esperamos para 2011: O lançamento do terceiro livro e sua projeção internacional, a mesma tem convites para ministrar cursos na Bélgica e França.

 

 

Dr. Olavo Ximendes  Fisioterapeuta Conceituado na área de  Fisioterapia Dermato Funcional tanto na clínica quanto na academia,  é um dos nomes mais cogitados em bancas examinadoras  no território nacional.  Presença efetiva em congressos nacionais e internacionais,  é reconhecido por sua acessibilidade mesmo diante de uma agenda concorrida.

O que esperamos para 2011: Maior destaque  no sul e sudoeste, levantando ainda mais o prestigio  do fisioterapeuta Cearense

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles