Terça-feira, dia 30 de novembro, o Curso de Fisioterapia lançou oficialmente sua página no portal da UFC. O sítio eletrônico foi concebido de modo a ser referência não apenas na divulgação das atividades do Curso, mas também na divulgação e integração de todas as atividades de ensino, pesquisa e assistência em Fisioterapia desenvolvidas no Campus do Porangabussu.

O Curso de Fisioterapia é um dos novos cursos de graduação da UFC. A primeira turma deu início às atividades letivas em fevereiro de 2010 e conta com quarenta alunos. O Curso de Fisioterapia tem regime de entrada anual, ou seja, são disponibilizadas quarenta vagas anuais, em entrada única, no início do ano. Suas atividades são desenvolvidas no Campus do Porangabussu, estando o curso vinculado à Faculdade de Medicina. Conta atualmente com uma equipe de onze professores, dos quais nove são em regime de Dedicação Exclusiva. A Coordenação é exercida pelo Prof. Dr. Roberto da Justa Pires Neto e a Vice-Coordenação está a cargo da Profª Fabiane Elpídio de Sá.

Primeiro curso de graduação em Fisioterapia em entidade pública de ensino no Estado do Ceará, um dos aspectos a ser destacado é o Projeto Político-Pedagógico inovador e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação. O objetivo maior do Curso de Fisioterapia da UFC é formar um profissional generalista e humanista, ético, técnico, comprometido com prestação de serviços à comunidade e que tenha condições de refletir e agir em relação aos desafios sociais, econômicos, culturais, políticos e ambientais. O currículo se apresenta de modo a garantir qualidade na formação e, ao mesmo tempo, permitir uma aproximação entre o processo formador, a realidade social e as necessidades em saúde mais prementes da população brasileira. Os alunos são apresentados a cenários reais de prática desde o primeiro até o décimo semestre. O regime em que os conteúdos curriculares são ministrados se materializa em forma de módulos, dentro dos quais são ministrados conteúdos que guardam sequência lógica e ligação com conteúdos de outros módulos, possibilitando ao aluno uma visão integrada e sistemática do conhecimento.

O Curso de Fisioterapia vem se juntar às atividades de ensino e assistência já existentes no Complexo Hospitalar da UFC, tanto no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) como na Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC). Nestas unidades, o Curso de Fisioterapia se integrará aos Serviços de Fisioterapia, Residência em Fisioterapia Hospitalar, Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva e Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança.

Não menos importante, o presente sítio eletrônico servirá também como canal de comunicação com a sociedade.

Fonte: Coordenação do Curso de Fisioterapia da UFC – (fone: 85 3366 8004)

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles