O Conselho Universitário da UFPA (Consun) aprovou, oficialmente, a criação da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que passará a integrar o Instituto de Ciências da Saúde (ICS). O curso de Fisioterapia foi ofertado pela primeira vez na UFPA em 2010. Já Terapia Ocupacional é a novidade do Processo Seletivo de 2011. A nova Faculdade, que vai abrigar as duas graduações, tem como diretora a professora Natali Valim Oliver Bento Torres, e como vice-diretor, o professor João Bento Torres Neto.

 As profissões – Fisioterapia ofertou 30 vagas em 2010 e ofertará novamente em 2011. O fisioterapeuta é o profissional da saúde responsável por prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do organismo causadas por acidentes, má-formação genética, vícios de postura ou distúrbios fisiológicos. Já o curso de Terapia Ocupacional também ofertará 30 vagas em 2011 e tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar na prevenção e recuperação de pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de autocuidado ou interação social. Ambas as graduações têm a duração de cinco anos.

 Segundo a professora Natali Torres, a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi criada, no último dia 16 de dezembro, pelos trâmites burocráticos, mas ela já estava constituída e em atividade desde julho de 2010, quando os professores concursados começaram a trabalhar, antes mesmo de formalizarem o vínculo institucional. “Temos um grupo de docentes bastante engajado. A criação da Faculdade legitima a atuação do curso e ressalta o reconhecimento da Instituição pelo nosso trabalho”, sintetiza a diretora. Ao todo, oito docentes foram admitidos para a Faculdade mediante concursos em 2010 e, para 2011, está previsto o preenchimento de mais 11 vagas.

 

Formação – Os dois cursos têm seus projetos pedagógicos baseados em uma metodologia mista de ensino-aprendizagem, voltada para o destaque do aluno como ator principal da sua própria formação. Provisoriamente, a primeira turma de Fisioterapia da UFPA tem assistido às aulas no prédio do ICS (Av. Generalíssimo Deodoro, nº1), mas, em breve, contarão com novas instalações. O prédio que abrigará a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional terá 720m2 e está em construção, no Campus Guamá, em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. A previsão de término da obra, que inclui salas de aula, de tutoria e laboratórios específicos, é para março de 2011.

 Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles