Acidentes podem trazer graves consequências, como perda da independência  
Fraqueza muscular, pressão baixa e histórico recente de quedas. Esses são alguns sinais que indicam que um idoso corre risco de sofrer uma queda grave. Especialistas em terceira idade da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, elaboraram um guia para prevenir esses acidentes. Uma das recomendações é a prática de tai chi chuan.

 Sob a coordenação da médica Mary Tinetti, o guia aponta que os melhores exercícios para a terceira idade são aqueles que trabalham o equilíbrio e a força, como o tai chi chuan e a fisioterapia. De acordo com Mary, as quedas são um dos problemas de saúde pública mais graves que afetam os idosos.

 – Uma das consequência das quedas é a perda de independência funcional. Dependendo da frequência e da gravidade, são tão perigosas quanto ataques cardíacos e derrames.

 De acordo com o guia, médicos e profissionais de saúde precisam ficar atentos para os primeiros sinais que indicam que um idoso está correndo risco de sofrer uma queda grave. É preciso saber se o idoso caiu recentemente e se está andando sem equilíbrio. Fraqueza muscular e baixa pressão sanguínea também aumentam o risco de quedas.

 Segundo Mary, a redução do número de quedas depende de várias alterações no cotidiano. Por isso, a recomendação é: realizar adaptações na casa, como instalação de pisos antiderrapante e corrimão; reduzir o consumo de remédios, em especial medicamentos que afetam o cérebro, como antidepressivos; manter a pressão arterial e a frequência cardíaca estáveis.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles