Por: Coordenadora do NASF : Dra. Nivia Paula N. Cavalcante Nunes. Fisioterapeuta

 O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um programa que foi desenvolvido pelo Governo Federal, através da Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o intuito de apoiar a Estratégia Saúde da Família (ESF) desenvolvendo ações de prevenção e promoção da saúde, onde sua maior ênfase é a educação em saúde.

Existem dois tipos de NASF:  tipo 1 e tipo 2. Cada um desses Nasf deve estar vinculado a um mínimo de oito e máximo de 20 equipes de ESF.

O NASF 1 deverá ser composto por, no mínimo cinco profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes entre: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; e Terapeuta Ocupacional.

O NASF 2 deverá ser composto por no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes entre: Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; e Terapeuta Ocupacional.

Em Quixadá existem 2 equipes de NASF tipo 1, onde uma é responsável por todos os distritos e a outra por todos os bairros da sede, perfazendo um total de 17 equipes de ESF. A gestão municipal optou por a escolha dos profissionais: Fisioterapeuta, Profissionais de Educação Física, Psicólogo, Assistente social e Nutricionista.

Com formação acadêmica clínica generalista, o profissional de fisioterapia do NASF enfatiza programas de saúde do idoso, da criança, da mulher, do trabalhador e da família, que são desenvolvidas nos diversos níveis de atenção à saúde.

As atividades de educação em saúde desenvolvidas pelo fisioterapeuta junto ao NASF incluem, dentre outras: visitas domiciliares, acolhimento, implementação e acompanhamento de grupos de idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes, mulheres, bem como de cuidadores de crianças especiais.

A Educação em Saúde é efetivada em, basicamente, dois momentos: nas visitas  domiciliares e nos encontros com grupos específicos de indivíduos, estejam eles com alguma patologia ou não.

Nos domicílios, atentamos para as necessidades integrais do paciente e de sua família, de forma a fomentar (ou fortalecer) a qualidade de vida naquele lar. Dentre as ações mais utilizadas nos domicílios estão incluídas: orientações e informações à família e aos cuidadores dos pacientes sobre manuseio, posicionamento e as atividades de vida diária.

Quando em coletividade, nos grupos, a educação em saúde se dá através do acolhimento, orientações, palestras, esclarecimentos, fortalecendo as práticas grupais, a socialização e a troca de experiências entre as equipes do NASF, da ESF e os participantes do grupo. Dentre os temas abordados nos referidos encontros, são freqüentes: posicionamentos, posturas, cuidados com coluna, prevenção de quedas e lesões em idosos e diabéticos, benefícios dos exercícios, prevenção de lesões durante exercícios, orientações às gestantes, amamentação, esclarecimentos sobre ciclos de desenvolvimento infantil e as mudanças fisiológicas nas diversas fases da vida.

A atuação, dentro de um contexto interdisciplinar, pode propiciar a redução de incapacidades ou deficiências (físicas e funcionais), favorecendo a inclusão social do paciente ou indivíduo, combatendo a discriminação em relação a suas deficiências, ampliando o acesso ao sistema de saúde, e, portanto, a melhoria da qualidade de vida da população atendida.

 Fisioterapeutas que compõem o NASF em Quixadá :Dra.Ana Patrícia Martins; Dra.Grazielly Souza; Dra.Josivana Rocha; Dra.Thalyta Aparecida .

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles