‘Magrelo’? Só no apelido! Neymar aguenta tranco na Seleção sub-20

GLOBOESPORTE.COM conversa com profissionais do Santos para saber de onde o craque tira força para superar as pancadas dos adversários

Por Márcio Iannacca Direto de Arequipa,

Neymar é chamado de “Magrelo” no grupo da Seleção Brasileira sub-20 que busca uma vaga nas Olimpíadas de 2012, em Londres, no Sul-Americano disputado no Peru. Mas a fraqueza fica só no apelido. Dentro de campo, o craque da equipe comandada por Ney Franco aguenta o tranco dos rivais. E qual é o segredo do equilíbrio do franzino jogador, que é o artilheiro do time na competição, com sete gols? O GLOBOESPORTE.COM conversou com os profissionais que ajudaram na formação e na manutenção do desempenho do atleta no Santos para saber de onde o garoto, de apenas 18 anos, tira tanta força para superar as inúmeras pancadas dos adversários.

Os números da evolução de Neymar desde que chegou ao profissional do Santos não mentem. De janeiro de 2010 até hoje, o jogador ganhou 4kg de massa muscular. De acordo com o fisiologista do Santos, Luís Fernando de Barros, o craque ganhou músculos, mas de forma equilibrada em todos os membros do corpo.

– Existiu um equilíbrio nesse ganho do Neymar, foi tudo muito bem distribuído. O atleta, por exemplo, que ganha massa muscular nos membros inferiores pode ver isso traduzido em potência. Ele tem agilidade e capacidade de mudar de direção com facilidade. E é justamente isso que acontece com o Neymar – explicou.

Outro dado importante em relação a Neymar é o baixo percentual de gordura, que é de 6%. Segundo Barros é sinal de que o atleta ganhou peso, mas apenas de massa magra.

O Neymar tem um certo domínio do seu corpo e já sabe o que pode ou não fazer”

Luís Fernando Barros, fisiologista do Santos

– O Neymar não engordou 4kg. Na verdade, ele ganhou massa muscular, tanto que o percentual de gordura dele não foi alterado. Ele tem uma característica genética que nunca vai se alterar. O que ele pode ganhar é justamente massa muscular, mas sem perder a leveza. Tudo para aguentar os trancos que tem levado no Santos ou na Seleção – disse Barros, revelando que o percentual de um atleta pode variar de 6% a 12%.

De acordo com Luís Fernando, Neymar aprendeu a usar o corpo franzino para se livrar dos adversários. Para o fisiologista, além do trabalho de fortalecimento do garoto, a malandragem com o passar dos anos tem ajudado o atacante.

– A experiência do jogador também acaba contando para ele se livrar das pancadas. O Neymar já tem um certo domínio do seu corpo e já sabe o que pode ou não fazer – contou.

De Magrelo, Neymar pode até ter o porte físico, mas em campo a história é outra. O jogador brincou ao falar ao apelido, criado pelo volante Casemiro.

– Esse apelido vem de longa data, da seleção sub-15, sub-16. Foi ideia do Casemiro, com quem convivo há muito tempo. Mas acho tranquilo, todos têm apelido. Sou muito forte, né? Nem tenho como ficar brabo com esse apelido que arrumaram – brincou o jogador.

O fisioterapeuta do Santos, Avelino Buongermino, elogiou a conduta de Neymar após os jogos. Segundo o profissional, o jogador se preocupa com a recuperação, principalmente após ter sofrido tanto na mão dos adversários.

– Existe uma equipe que dá uma base para os jogadores no Santos. Tem a fisioterapia, a fisiologia, a preparação física e a parte de nutrição do atleta. O Neymar é profissional. Nos dias após os jogos, ele é o primeiro a aparecer na fisioterapia para fazer alongamento, massagem, gelo, banheira. Ele sabe que apanha muito e como profissional se preocupa com o dia seguinte às partidas. É um jogador preocupado com a parte nutricional, com a suplementação. Faz tudo direitinho – explicou Avelino.

Na tarde da última terça-feira, em Arequipa, Neymar participou apenas de um treino regenerativo. E foi justamente na sala de musculação, pegando pesado nos aparelhos da academia do Hotel Liberador, concentração do time canarinho durante o hexagonal final.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles