Cada vez mais aumentam o número de pessoas buscando tratamento na água, conhecido por hidroterapia. Em nosso consultório muitos dizem não buscarem esse método ou mesmo a hidroginástica  por não confiarem na higienização das piscinas. Procuramos um especialista na área para sabermos  quais os meios mais favoráveis e atuais no processo de higienização das piscinas. Segundo o fisioterapeuta Luis Henrique Cintra diretor da clínica Somma, os cuidados que devem ser tomados são:

A perfeita higienização de piscinas deve passar por várias etapas.

Inicialmente o controle do Ph da água. Isso deve ser feito com produtos químicos específicos (Ácido Clorídrico, Barrilha ou outros produtos HTH, etc.)

Depois de controlar bem o ph deve-se escovar toda a piscina, é comum que as partículas acima mencionadas fiquem aderidas às paredes da piscina. Essa atividade deve ser feita  duas vezes  por dia.

 O uso de protetores solares faz surgir um novo problema, parte do mesmo fica sobre água, e daí surge a necessidade de Limpar as  Bordas, que funciona como sabão desengordurando os arredores da piscina.

O produto universalmente utilizado para a esterilização da água é o cloro granulado. Infelizmente o mesmo acaba sendo responsável por alterações no ph, desgaste nas máquinas, alergias cutâneas e respiratórias.

O filtro será dimensionando de acordo com a capacidade da piscina e o mesmo deverá ser utilizado tanto para filtrar como para drenar água para a rede de esgoto quando necessário.

Com uma atitude ecologicamente correta,  deve-se utilizar tecnologia de ponta para realizar a higienização de suas piscinas. Podemos citar inicialmente os Aquecedores Transen que utilizam somente o calor do sol para mantê-las permanentemente agradáveis. Através de um sistema automático as piscinas são filtradas e aquecidas por 7 horas todos os dias.

Utiliza-se também um sistema que já é sucesso nos EUA e Europa, A Piscina Salinizada. Para isso, sal grosso é jogado na piscina e através de um equipamento  de esterilização da água de maneira natural, sem a necessidade dos vários  produtos acima descritos. Promovendo a prática de atividades aquáticas que geram saúde e bem estar aos seus clientes.  Fique longe das alergias.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles