Alunos de 10 cursos da Unifor estagiarão nas unidades de saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza e a Universidade de Fortaleza (Unifor) firmaram convênio, ontem, que regulamenta o estágio curricular de seus alunos nas unidades de saúde do Município. A prefeita Luizianne Lins assinou o termo de compromisso com o chanceler Airton Queiroz.

Presentes ainda ao gabinete do chanceler a reitora da Unifor, Fátima Veras, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Flávio Ibiapina e o assessor da prefeita, Waldemir Catanho.

Pelo convênio assinado em que foi normatizada e regulamentada a relação entre Unifor e Prefeitura de Fortaleza, os alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia irão estagiar nos postos de saúde, nos centros de saúde da família, nos centros de atendimento psicossocial (Caps) e nos hospitais municipais.

Além de propiciar mais oportunidades no campo de estágios, o convênio também fortalecerá as ações de saúde em todos os âmbitos e níveis de atuação da Prefeitura de Fortaleza, especificamente da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a parceria entre Unifor e Prefeitura, cerca de três mil alunos, alguns desses já encontram-se estagiando nos centros de saúde da família e nos hospitais, terão suas situações regulamentadas. Em virtude dessa demanda de estagiários, por semestre, as ações integradas tanto no planejamento como na execução das políticas de saúde serão incrementadas.

A reitora da Unifor avalia de fundamental importância este convênio, pois a parceria entre o serviço e a academia fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS). “O conhecimento adquirido pelo aluno ao estagiar oferece subsídios para um melhor desempenho do mesmo, após graduado, assim estará mais familiarizado com as políticas de saúde e consequentemente terá um melhor desempenho profissional, ao assumir o seu posto, desta forma sairá ganhando o serviço que recebe um profissional mais qualificado e consequentemente a população que será mais bem assistida”.

O chanceler Airton Queiroz enalteceu a relevância do convênio que, segundo ele, tanto beneficia alunos e instituição de ensino, como a própria Prefeitura, através de suas unidades de saúde. “Com a presença de nossos alunos, como estagiários, os serviços de saúde prestados à população serão mais eficientes”, disse.

Luizianne Lins acrescentou que esse convênio faz parte da intenção do poder público em estimular a participação dos jovens egressos e durante o curso na universidade, em uma ação direta na vida real. “Esses alunos vão interagir, prestando um trabalho comunitário. Por isso, entendo que todos os universitários serão bem-vindos, principalmente, quando têm o interesse de irem para a ponta, pois é lá que a vida realmente acontece”.

A prefeita Luizianne Lins e o chanceler Airton Queiroz, com a presença da reitora da Unifor, Fátima Veras, assinam o termo de compromisso

“Fortaleza é uma cidade em que cerca de 75% da população, quase dois milhões de habitantes, só têm a saúde pública como único recurso de acesso. A demanda por saúde pública é muito grande, principalmente na ponta, onde se dá a atenção básica, que é exatamente onde se localizam os postos de saúde. Através desse convênio, os alunos ganham oportunidade de se capacitarem onde a vida acontece, assim eles sairão preparados para enfrentar essa realidade”, acrescentou Luizianne.

Fonte : Diario do Nordeste.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles