Dirceu Martins

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) lidera o PMDB na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal para a aprovação do relatório do Projeto de Lei que Inclui os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Programa Saúde da Família (PSF).

“A Fisioterapia  e a Terapia Ocupacional  são  determinantes  para a  preservação e garantia de qualidade de vida e a saúde das pessoas. É preciso valorizar efetivamente estas categorias profissionais que precisam ser reconhecidas, oficialmente, nos programas de saúde patrocinados pelo Estado Brasileiro”, afirmou Trad.

A atenção prestada pelo PSF deve estar ancorada em princípios como a integralidade e a universalidade, o que implica um trabalho dentro da perspectiva da multidisciplinaridade da assistência à saúde.

A inclusão desses profissionais no PSF possibilitará a incorporação de um saber específico que poderá ser compartilhado com os demais profissionais integrantes das equipes multiprofissionais, possibilitando a prestação de ações básicas de prevenção de incapacidades e de ações de reabilitação e ressocialização de pessoas com alguma incapacidade instalada, proporcionando qualidade de vida dos indivíduos e da família.

(Com informações da Assessoria)

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles