A CASA DE PALHA

Ao visitar o facebook nesse momento, leio um texto transcrito fielmente para esse blog de um colega fisioterapeuta Luís Henrique Cintra, extremamente experiente, muito me chamou atenção,  esse desabafo deve  nos servir para chamar a atenção de todos que fazem parte da fisioterapia.

Sou Fisioterapeuta formado pela Pontifícia Univerisdade Católica de Campinas há 18 anos. Ao longo de minha trajetória profissional experimentei algumas situações que confesso quase me fizeram segui outro caminho, ainda bem que o universo conspirou para que eu não abandonasse meus objetivos iniciais.

Tenho visto nos últimos 8 anos movimentos que confesso me amedrontam em relação ao… Futuro de minha profissão.

1) O processo seletivo que ainda existia no ingresso dos cursos de Fisioterapia parece hoje haver somente nas universidades públicas.

2) Professores são pressionados a “manter o aluno na instituição”, ou seja, aluno reprovado, é aluno insatisfeito, procura outra faculdade que o aprove.

3) O estágio extracurricular é uma realidade. Lemos e ouvimos fiscais, líderes e professores falarem que o estágio extracurricular é ilegal mas ele ocorre sem escrúpulos. Quando perguntamos as autoridades sobre esse assunto a resposta é sempre a mesma “ – Estamos trabalhando para aplicar a lei em todos os infratores”

4) O acadêmico não entende que a tendência mundial é que o estado não ofereça saúde para a população. Ele não é estimulado a ser um empreendedor, porque não vale a pena investir na Fisioterapia. Muitos professores falam isso em sala de aula de maneira aberta.

5) O Fisioterapeuta hoje parece está mais para instrutor de Pilates e não de Terapeuta.

6) Os planos de saúde simplesmente pagam valores que meus valores cristãos me impedem de mencionar, e ainda são coniventes com os proprietários de grandes clínicas onde o estágio irregular ocorre de forma livre.

7) Os acadêmicos na busca de “ganhar algum”, imploram por estágios que tirarão profissionais do mercado

8) Algumas instituições convencem inúmeros acadêmicos a se especializarem antes de serem formados.

9) A grade curricular de inúmeras faculdades privadas funciona com disciplinas “on-line”. – Vc já imaginou como é fazer manipulação vertebral na era digital?

10) Congressos fantásticos são lançados todos os anos. Enchem os olhos de quem faz, porém a realidade do Fisioterapeuta que está tentando viver dos seus honorários é bem diferente ds luzes da ribalta.(LHC)

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles