Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para o ano letivo de 2012. No curso, que atende as resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), são oferecidas quatro vagas com duração de 2 anos.

O processo seletivo é destinado a bacharéis em Fisioterapia que deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão do curso e inscrição no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no prazo máximo de 60 dias, após o início do curso.

De acordo com a coordenadora da Residência Fisioterapia em Terapia Intensiva, Erica Fernanda Osaku, a seleção dos candidatos inscritos será feita por meio de aplicação de prova escrita, análise curricular e entrevista. Todas as fases do processo seletivo serão realizadas em Cascavel.

O residente aprovado terá direito a bolsa de estudos que será paga mensalmente no valor de R$ 2.619,57 e férias, devendo cumprir a residência em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com carga horária mínima de 60 horas semanais. A duração prevista para a realização da residência é de 24 meses.

Documentos

Para a inscrição os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: requerimento de inscrição em formulário próprio (disponível no site: www.unioeste.br/prppg no link Pós-Graduação, com a opção Programa de Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva); fotocópias autenticadas do diploma de fisioterapeuta; ou certificado de conclusão do curso de Fisioterapia, em instituição de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação; do histórico escolar do curso de graduação; da cédula de identidade, CPF e título de eleitor.

Deverá apresentar também certificado do serviço militar para os candidatos do gênero masculino; currículo atualizado, documentado, pontuado e encadernado, conforme modelo de formulário padronizado da análise curricular; duas fotos 3 x 4 (iguais e datadas recentes); os candidatos brasileiros ou estrangeiros que concluíram o curso de graduação em Fisioterapia em instituições estrangeiras devem apresentar além dos documentos mencionados diploma revalidado nos termos da Lei 9.394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação) e registro no Crefito.

Os candidatos estrangeiros deverão ainda apresentar passaporte com visto de permanência no Brasil, e documento de identidade (certidão de nascimento) traduzido e autenticado por órgão oficial do Brasil. No dia e horário da entrevista o candidato deverá apresentar os originais e demais documentos comprobatórios, cujas cópias foram anexadas no Formulário Padronizado da Análise Curricular, para serem conferidos, se necessário.

Inscrição e seleção

As inscrições poderão ser feitas até o dia 22, de segunda à sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, pessoalmente ou por meio de procurador juridicamente habilitado (procuração lavrada em Cartório de Tabelionato de Notas) no Campus de Cascavel da Unioeste, junto ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no prédio da Biomédica, localizado a rua Universitária, 2069, Jardim Universitário.

O candidato poderá se inscrever também até o dia 17, via Correios, devendo encaminhar sua documentação por Sedex com AR para: CCBS/Unioeste, Comissão de Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva, rua Universitária, 2069, Jardim Universitário, CEP 85819-110, Cascavel, Paraná, Brasil.

A seleção será realizada no dia 4 de janeiro de 2012, das 9 às 12 horas, com prova teórica composta por 30 questões, sendo 24 de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta, versando sobre conhecimentos relacionados ao conteúdo programático, 1 questão dissertativa sobre conhecimento geral e 5 questões de inglês.

A prova será aplicada no auditório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), na Avenida Tancredo Neves, 3224, Bairro Santo Onofre, em Cascavel. A relação dos candidatos selecionados para a segunda fase será divulgada até às 16 horas do dia 9 de janeiro, no prédio da Biomédica no CCBS.

No dia 10 de janeiro, a partir das 13h30, será feita a análise do currículo e entrevista que versará sobre as atividades descritas no currículo, sobre o conhecimento técnico e cientifico do candidato na utilidade futura da Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva e sobre a aptidão do candidato para o programa.

A entrevista será feita em duas etapas. Na primeira será aplicado questionário com todos os candidatos e depois entrevista individual, de acordo com a ordem de relação dos candidatos selecionados para esta fase, sendo realizadas na sala de aula da Clínica de Fisioterapia da Unioeste, Câmpus de Cascavel, à rua Universitária, 2069, Jardim Universitário.

O resultado da classificação dos candidatos será homologado pela Coordenação do Programa e divulgado às 15 horas no dia 11 de janeiro, enquanto o resultado da classificação final será homologada às 15 horas no dia 16 de janeiro de 2012, em edital afixado no prédio da Biomédica do CCBS no Campus de Cascavel.

Matrícula

As matrículas dos candidatos aprovados serão efetuadas na Secretaria de Pós-Graduação do Campus de Cascavel da Unioeste, no Bloco D, localizado a rua Universitária, 2069, Jardim Universitário, no dia 18 de janeiro, no horário das 8h30 às 11h30 horas e das 14 às 16h30.

O Programa de Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Unioeste terá início no dia 2 de fevereiro e o residente matriculado deverá frequentar o curso de Treinamento em Rotinas Básicas de Funcionamento no Hospital Universitário e de Controle de Infecção Hospitalar, em data a ser definida. O curso será concluído no dia 1 de fevereiro de 2014.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles