Da Redação
Agência Pará de Notícias

O Atual projeto de Extensão “Trilhas da Vila – Ponte de Saberes: Educação popular, Saúde e Ambiente com Crianças e Adolescentes da Vila da Barca”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), conquistou o Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2011. A premiação nacional busca valorizar ações educacionais baseadas na inclusão social e na promoção da cidadania, e teve votação aberta ao público via internet entre os meses de agosto e novembro. O resultado final pode ser conferido no site http://www.coepbrasil.org.br/premiobetinho/

Para a coordenadora do projeto, a pedagoga Ana Telma Monteiro, ganhar o prêmio significa “o reconhecimento de uma prática pedagógica dentro de uma perspectiva de inclusão social, e isso, para qualquer educador que se baseia na metodologia de Paulo Freire, tem um significado muito grande”. “Já ter sido indicada foi algo que me deixou muito feliz. Soube no domingo (11) que eu estava entre as ganhadoras, por conta do ‘Trilhas da Vila’, e fiquei mais feliz ainda”, conta ela, que agora espera pela confirmação do dia da solenidade de premiação, que acontece em Brasília (DF), e da qual ela deve participar.

Ana Telma faz questão de reforçar que esse prêmio não é só dela ou do projeto, mas também da própria Universidade. “É a Uepa que me proporciona a participação no projeto, que é extensionista e, como todo trabalho do gênero, gera um retorno muito grande para quem o desenvolve. O Prêmio Betinho para o ‘Trilhas da Vila’ não só legitima a atuação como também dissemina esse tipo de prática”, afirma a pedagoga, que já desenvolve um desdobramento do projeto vencedor, o “Trilhas Juvenil”.

Trilhas da Vila – O projeto desenvolve, desde 2007, ações socioeducativas voltadas aos moradores da Vila da Barca, comunidade da periferia da capital paraense, que fica à margem da Baia do Guajará. A iniciativa tem por objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes da região para que sejam capazes de interpretar a realidade que os rodeia de maneira crítica, através do estímulo às suas potencialidades e de acordo com seus saberes e conhecimentos. O projeto atende a 40 crianças e adolescentes na faixa de 6 a 14 anos, realizando palestras, oficinas pedagógicas e de musicalização, com aulas de flauta e apreciação musical a partir das histórias amazônicas, e de um coral.

 

O trabalho faz parte do grupo de Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (Pesca), vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa. O ‘Trilhas’ também integra as ‘Boas Práticas’ do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. As ações acontecem às quartas-feiras, de 14 as 17h, na Escola Estadual Vera Simplício, parte do Complexo Educacional da Uepa. O projeto envolve voluntários, professores-colaboradores e dez bolsistas dos cursos de Pedagogia, Música, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Matemática.

Prêmio Betinho – Lançado pelo Coep em 2008, o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã busca a valorização das pessoas que praticam no dia-a-dia a promoção da cidadania. Em cada município é escolhido, dentre os candidatos aquele que desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. O mais votado por município receberá o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Os indicados nos municípios de uma mesma região concorrem, ainda, a um Prêmio regional. Trata-se de uma peça de reconhecimento que não inclui a oferta de recursos financeiros.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles