Exercício com técnica apurada conhecido em todo o mundo, o Pilates proporciona mais que equilíbrio entre corpo e mente: a atividade vem sendo usada também para prevenir lesões em atletas de alto rendimento. A modalidade fez parte da preparação do lutador Thiago Tavares, que treina na academia Top One Club, para o confronto deste sábado contra o canadense Sam Stout no maior torneio de MMA do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC), no Rio de Janeiro.

Com o treino intensivo dos dias que antecedem a luta, o atleta contou com um trabalho especial feito pela ex-atleta e campeã de marcha atlética Ivana Henn. Ela é dona da maior rede de Pilates do Brasil e conheceu a modalidade justamente para tratar de uma lesão. Com 29 recordes brasileiros e dois sul-americanos de marcha atlética, Ivana começou a praticar Pilates para reabilitar uma lesão que teve no quadril quando competia. “O esforço do Thiago foi imenso e nós só trabalhamos para contribuir ainda mais com seu rendimento, usando o Pilates de forma preventiva, para minimizar a possibilidade de lesões num período intenso de treino”, explica Ivana.

Thiago praticou um programa semelhante no ano passado e os bons resultados o levaram a incluir mais uma vez o pilates na preparação. O treinamento é feito com técnicas da modalidade aplicadas aos movimentos mais usados na luta, priorizando pernas e ombros. O atleta recebeu atendimento personalizado para o combate do UFC, uma das lutas mais importantes da sua carreira.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles