UFSCar pesquisa tratamentos fisioterápicos direcionados a portadores de doenças no coração.
Estudos são desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e têm como objetivo elaborar protocolos de tratamento para recondicionamento da musculatura sem riscos cardiovasculares.

Estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende avaliar o comportamento cardiovascular durante sessões de exercícios físicos de força. As pesquisas são desenvolvidas pelas alunas do doutorado do PPGFt Flávia Rossi Caruso, Daniela Bassi Dutra e Milena Sperling, sob orientação da professora Audrey Borghi e Silva, do Departamento de Fisioterapia (DFisio).

Os estudos têm como objetivo final desenvolver protocolos de tratamento fisioterapêutico para recondicionamento da musculatura sem riscos cardiovasculares, direcionados a portadores de doenças arteriais coronarianas. Para o desenvolvimento dos estudos, as pesquisadoras convidam voluntários, homens com idade superior a 50 anos, de São Carlos e região, que apresentaram ou apresentam algum problema cardíaco, como infarto e cirurgia cardíaca, e que não tenham problemas respiratórios.

Os voluntários serão selecionados a participarem de exercícios físicos sob orientação profissional e todos passarão por avaliações médica e fisioterapêutica que permitem verificar as condições do coração. Os participantes serão submetidos a exercícios nos membros inferiores de cicloergometro e leg press, que permitem averiguar o comportamento cardíaco, metabólico e respiratório. Inicialmente, os voluntários participarão de quatro avaliações e os selecionados participarão de atividades de treinamento de força para membros inferiores durante três meses, com frequência de duas sessões semanais, com duração máxima de uma hora.

As sessões acontecem no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do DFisio. Interessados em participar do estudo podem entrar em contato com a pesquisadora Flávia Rossi Caruso, pelo e-mail fla.rossi@hotmail.com.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles