Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se reuniram no dia 31/3 em Recife para o 1º Fórum pelo Resgate da Valorização e Dignidade da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O encontro foi realizado das 8h30 às 18h15, no Teatro Beberibe, que fica no Centro de Convenções de Pernambuco. Os conselheiros Carolina da Silva e Mauro Félix representaram o Crefito5.

A primeira palestra foi sobre o papel da ANS na relação entre planos de saúde e prestadores de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional, sendo que a proposta da ANS através de Ações é a de preservar o nome das operadoras, abertura de processo na ANS para permitir o ajuste da prestadora, à luz da legislação.

Foi encaminhado a APPESFITO a situação que ocorre na limitação dos atendimentos a um prestador, pela prestadora, de modo que o contratante deve seguir o tratamento na clínica própria da prestadora.

A segunda palestra foi da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco sobre o Fórum de Saúde Suplementar e a terceira palestra foi do Presidente do Coffito, Roberto Ceppeda, sobre a valorização e dignidade profissional que tratou sobre o RNHF e RNHTO.

Após o intervalo de almoço houve a fala do Sebrae sobre Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer que ressaltou a importancia da atualização e capacitação para a inovação e empreendedorismo. A quinta palestra tratou da Inserção dos Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais nas Políticas Nacionais de Saúde e logo após houve a apresentação que diferenciou o Conselho, da Associação e do Sindicato.

Por fim houve a palestra que tratou sobre o papel da APPESFITO (Associação Pernambucana de Empresas Prestadoras de Servicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e logo após houve o esclarecimento do trabalho desenvolvido pela Comissão de Assuntos Parlamentares (COFFITO) que trabalha com 120 projetos de lei e participa das  audiências publicas, seminários, eventos realizados no Congresso Nacional e atuação dos parlamentares e autoridades de governo. Para encerrar o dia de debates houve o Colóquio sobre o Ato Médico que levantou diversas discussões sobre as profissões e o desconhecimento da legislação.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles