Ninguém tirará de você os louros de ter “ousado mudar o rumo da história” da Fisioterapia no Brasil e copiado muitas vezes por vários paises do mundo. Graças à sua visão de futuro, que tivemos a honra de compartilhar juntamente com alguns que já se foram Benedito Duarte, Tribuzy, Carneiro e com muitos outros que aqui continuam a batalhar espelhados no seu exemplo para que essa nossa Amada Fisioterapia ocupe o lugar de ESSENCIALIDADE na equipe de Saúde.
O nosso preito de Gratidão RUY GALLART DE MENEZES está marcado no coração daqueles que como eu aprenderam a amá-lo e respeita-lo como o GRANDE GUIA, o NOSSO GURU, o ARQUITETO das ousadias necessárias e que transformaram não só a Fisioterapia mas outras profissões que no passado recente eram consideradas emergentes, em Profissões Indispensáveis numa Equipe de Saúde. Sua trajetória no Conselho Nacional de Saúde enquanto Presidente do COFFITO foi um marco divisor mudando conceitos antiquados e buscando a isonomia necessária para os ATOS E ATORES DE SAÚDE.
Enquanto primeiro Presidente do Crefito 2 fostes honrado com o numero Crefito 13 F e tiveste a incumbência juntamente o primeiro Presidente do Crefito 1 e a do Crefito 3 de separar o “joio do trigo” que grassava na área da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, promovendo todos os recursos para assegurar a população a boa assistência nas áreas, por Profissionais devidamente habilitados, isso nos idos de 1978.
Um compêndio é pequeno para dizer da grandeza dos seus atos.
RUY, os Anjos te guiarão ao teu lugar merecido entre os BONS assim como fez com a nossa Eterna SONIA GUSMAN.
Siga em paz amigo, nós continuaremos a te honrar enquanto aqui estivermos.
Dra. Célia Cunha

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles