Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais já podem comemorar mais uma conquista. O Projeto de Lei nº. 4261/2004 de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE) que torna obrigatória a inclusão de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Programa da Saúde da Família (PSF), foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), no último dia 31 de maio.

De acordo com o texto do projeto, a forma de inserção e de participação dos profissionais ficará a cargo do gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada esfera de governo, de acordo com as necessidades da população.

Para a deputada, a inclusão desses profissionais no PSF contribui para a prevenção de incapacidades e de ações de reabilitação, ressocialização e integração social de pessoas com alguma incapacidade instalada. “A medida terá grande impacto na autonomia e na qualidade de vida dos indivíduos e da própria família”, garantiu a deputada Gorete Pereira.

Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, “estamos nos inserindo cada vez mais nas políticas públicas de saúde, o resultado desta conquista deve-se ao trabalho das entidades de classe e ao reconhecimento social das nossas profissões”, conclui Cepeda.

O projeto que tramita em caráter conclusivo, seguirá para o Senado Federal.

Fonte: CREFITO 9

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles