Fonte: Diario do Nordeste.

Uso incorreto de tablets e smartphones, por exemplo, pode gerar dores e desconfortos passíveis de cirurgias

O mundo é dos smartphones e tablets, e esse domínio característico de avanço também tem um “preço que pode custar caro” à saude de seus usuários. O uso excessivo destes instrumentos tecnológicos e de forma inadequada pode acarretar em lesões graves à população.

Por se tratarem de aparelhos portáteis que se adaptam a qualquer circunstância e situação, o uso frequente dos mesmos, sem levar em conta posições de manejo desejáveis, pode causar dores e outros desconfortos.

Para evitar que isso ocorra e também como forma de prevenção aos problemas mais sérios de saúde, fisioterapeutas alertam e orientam aos que utilizam tais aparelhos. Para eles, o simples ato de segurar um tablet já traz cansaço aos braços, mãos e ombros.

Especialista

Para a coordenadora do Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Terapias Manuais da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ana Cristhina de Oliveira Brasil existem estruturas/regiões do corpo que podem ser mais afetadas com o uso destes equipamentos.

Entre as quais, a região cervical (cabeça e pescoço), devido ao posicionamento para dirigir o olhar à tela; os dedos da mão, pelo acionamento dos comandos na tela; o punho e a mão que dão suporte ao equipamento, ou seja, que seguram o tablet ou o smartphone, por exemplo.

As consequências pelo uso constante e frequente destes equipamentos podem se traduzir em lesões osteomioarticulares por esforço repetido, ou seja, a famosa e danosa LER e, ainda, a hérnia de disco cervical, ambas, incapacitantes e, por vezes, provocadoras de invalidez permanente, que, se não cuidadas em tempo, poderão culminar nestas lesões irreversíveis que necessitam de exames onerosos e cirurgias neurológica de média a alta complexidade.

Na comunidade jovem, mais afeita a utilizar tablets e smartphones, o risco de danos à saúde se faz presente, e de maneira até mais perigosa. De acordo com Ana Cristhina de Oliveira Brasil, existe uma programação neurológica que promoverá nos músculos, faciais e articulações, alterações estruturais.

Funções

Para ela, o espessamento de tendões, retrações musculares e faciais vão acarretar na sequência, alterações nas funções mioarticulares e posturais, modificando, precocemente, a funcionalidade humana, promovendo a dificuldade para o desempenho das atividades da vida diária. E isso concorrerá de modo a agravar a situação com o passar dos anos, ao se somar com as modificações que vêm pelo desgaste natural dos materiais biológicos.

“Aparentemente por se tratar de uma estrutura jovem, o risco entre os jovens, seria menor, se, estes adolescentes fossem praticantes de atividade física regular. Contudo, o perfil funcional que se apresenta para a juventude, que está influenciada diretamente pelo uso de tecnologias, é de pleno sedentarismo, acompanhada ou não de obesidade, o que somente piora a situação de saúde e apoia a tese aqui apresentada, “justificou.

Ana Cristhina dá dicas de como manusear corretamente o tablet: manter sempre os braços alinhados e apoiados na mesa ao digitar, preferencialmente a 90º em relação ao seu corpo; afastar o equipamento ao máximo que conseguir. Deste modo, seu pescoço ficará menos dobrado, e os braços em posição de relativo conforto; faça uso de mesas que estejam na altura correta e deixe os seus braços o mais perpendicular possível com o seu corpo; se, para além de ler você precisar digitar, fique alerta para não flexionar demais cabeça e pescoço.

Ao usar o seu aparelho tente é importante poder elevá-lo a fim de posicioná-lo à altura dos seus olhos, porém, com o cuidado para não promover tensão demais nos músculos de braços.

A especialista alerta que, caso o usuário sinta qualquer tipo de desconforto, sensação de peso, queimação, dormência, dor, fadiga, não ignore. Ela sugere parar a atividades por cerca de dez minutos, alongando a cabeça e pescoço, o punho e dedos. No entanto, Ana Cristhina avisa que é preciso orientações de um fisioterapeuta, levando em consideração a idade e tipo de atividade exercida com o equipamento.

Sedentarismo

Os especialistas que tratam do assunto alertam, ainda, para a prática de exercícios físicos, a boa alimentação e suficientes noites sono. Somente combinando esses comportamentos, as dores e lesões podem ser facilmente evitadas.

Para o fisioterapeuta José Meudo Filho (Fisiovida), a incidência de portadores de lesões causadas pelo uso desses aparelhos é pequena. “É um tipo de lesão que requer tempo de uso inadequado do aparelho para se manifestar. “Preventivamente, pessoas buscam tratamento em nossa clínica, logo que surge algum desconforto”, disse.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles