Institucionalização da Fisioterapia: Um olhar sobre o processo histórico nos cenários internacional, brasileiro e paraibano”. Este é o título do livro de autoria do professor do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, Risomar da Silva Vieira, que será lançado na próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, às 20h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, e no dia 31 de outubro, às 16h, no prédio do Curso de Fisioterapia da UEPB, no Campus de Campina Grande.

A publicação apresenta uma compreensão do processo histórico da Fisioterapia no contexto internacional e brasileiro, analisando como se deu a institucionalização desta área do conhecimento em saúde na Paraíba, com os seus desdobramentos. O trabalho é apontado por pesquisadores da área como um referencial para a formação em Fisioterapia na Paraíba e no Brasil.

O trabalho encontra-se distribuído em cinco capítulos, que trazem uma visão abrangente do processo histórico da Fisioterapia no contexto mundial, brasileiro e as especificidades da realidade paraibana. No primeiro capitulo é apresentada a trajetória da Fisioterapia na Europa, Austrália, continente americano, sendo observados e analisados os condicionantes históricos que se fizeram presentes na evolução deste campo do conhecimento, as consequências das grandes guerras, das mudanças econômicas e da produção, bem como das grandes epidemias de poliomielite.

O segundo capítulo trata do processo de institucionalização da Fisioterapia no Brasil, desde os seus momentos iniciais, passando pelos primeiros cursos e instituições formadoras, até as organizações profissionais e os fatores envolvidos nas transformações ocorridas no decorrer da história da profissão no país.

Já a terceira parte da publicação apresenta os primeiros instantes da Fisioterapia na Paraíba, com um relato dos primeiros serviços fisioterapêuticos no Estado, bem como a constituição do Centro de Reabilitação Profissional (CRP), do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) no Estado.

Continuando na realidade paraibana, o quarto capítulo trabalha o processo de instalação dos primeiros cursos de Fisioterapia no Estado, analisando primeiramente o momento histórico, considerando os aspectos socioeconômicos e epidemiológicos. Em seguida é analisado como aconteceu a criação das graduações nas instituições formadoras, mostrando que fatores favoreceram e dificultaram as instalações dos cursos.

É considerado, também, nesse tópico, a construção e o papel das entidades de classe no processo de institucionalização da Fisioterapia no Estado. Além desses temas, observam-se, a partir das fontes, os desafios e as conquistas na formação e no mercado de trabalho do fisioterapeuta, findando o capítulo com o crescimento dos campos de atuação profissional.

No quinto capítulo são colocadas as entrevistas dos colaboradores. De acordo com o professor Risomar Vieira, “no processo de construção do trabalho foram realizadas oito entrevistas com pessoas que são referências para o estudo da história da Fisioterapia na Paraíba, portanto de grande importância para a elaboração desta produção histórica”.

E a conclusão do trabalho expõe algumas considerações sobre a realidade da profissão e da formação, apontando o olhar para outros horizontes a serem atingidos, a partir de novas investidas no estudo da história da Fisioterapia. O lançamento terá a apresentação cultural da cantora paraibana Bona Akotirene e do violão de Poli.

Sobre o Autor

O professor Risomar da Silva Vieira possui mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa em saúde e doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalhando com a institucionalização da ciência.

Atualmente é associado da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia. É docente dos cursos de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Atua nas áreas de Fisioterapia em Saúde Coletiva, História da Ciência na perspectiva do conhecimento em saúde e na formação de trabalhadores para o setor saúde.

Fonte : http://www.uepb.edu.br/

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles