Nunca foi tão díficil a escolha entre dez destaques na Fisioterapia do Ceará. Quais critérios utilizamos? ouvimos formadores de opinião, presença na mídia e certamente a mais importante, a Internet, por ser o blog ferramenta desse meio e trabalhos relizados durante o ano de 2012 em que beneficiam seja diretamente a sociedade ou por comunicar a mesma, muito mais que nossa existência e sim nossa importância no tratar da saúde em todos os seus aspectos. Esses são os destaques 2012 do Blog Fisioterapia e Saúde no Ceará:

Dra. Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne. Presidente do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina e Especialização em Fisioterapia Cardio-Respiratória pelo Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutorado em Ciências na área de Concentração de Pneumologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza e Editora Chefe da Revista Brasileira em promoção da Saúde. É avaliadora de Cursos do Ministério de Educação. Atua nas linhas de pesquisa sobre Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Unidade de Terapia Intensiva.

Dr. Ricardo Lotif.

Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional CREFITO 6, nomeado pelo Governador do Ceará Cid Ferreira Gomes, Diretor Geral da Policlínica em Aracati, Dr. Ricardo desenvolve com muita eficácia seu papel como representante e líder da Fisioterapia e Terapia Ocupacional nos estados do Ceará e Piauí, dentre seus trabalhos, sua luta contra o Ato Médico. No ano de 2012, foi combatente contra a mídia irregular da fisioterapia em sites de compras coletivas. Assumiu a coordenação do curso de Fisioterapia Faculdade do Vale do Jaguaribe.

Dr. Flávio Feitosa

Sempre a frente de projetos sociais, exerce nos dias atuais as funções de Diretor do CREFITO 6 e Diretor da AFB, Associação dos Fisioterapeutas do Brasil. Um grande desbravador no serviço público, Dr. Flávio é um dos nomes mais influentes da Fisioterapia no Brasil principalmente na área de saúde pública, participando de diversos encontros nacionais nesse setor, sua liderança é uma das responsáveis para realização em 2013 do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia que será realizado em outubro de 2013 em Fortaleza, evento que promete ser o maior do Brasil em Fisioterapia no próximo ano.

Dr. José Meudo

Sócio diretor da Fisio Vida, em todos os anos tem sido destaque pricipalmente pela abertura junto a mídia no Ceará, mas também pela inovação de técnicas no processo de prevenção e reabilitação do aparelho locomotor em nosso estado, tem sido um dos maiores defensores do pilates e Gyrotonic em eventos no Brasil, esse ano também por implantar em Fortaleza o método CoreAlign que tem como objetivo a consciência corpo mente, o método que consiste em melhorar a postura, equlibrio e movimento funcional. Dr. José Meudo em 2012 também foi destaque no Congresso Brasileiro de Odontologia e passou ser professor convidado em pós garduações na área de disfunção temporo mandibular.

Dra. Claudia Gomes.

Eleita vereadora de Fortaleza, em uma acirrada disputa ao legislativo municipal, com a certeza dessa cadeira na câmara dos vereadores temos grandes oportunidades em defesa da saúde e das questões sociais, mas também uma voz dos fisioterapeutas junto a sociedade de Fortaleza. Tem demonstrado em seu caminho profissional ter herdado de sua mãe a também fisioterapeuta Regina Celi, não só competência mas também a capacidade de honrar o nome da Fisioterapia, Dra. Claudia é professora de graduação e pós graduação na UNIFOR, Universidade de Fortaleza e também na formação do método de facilitação neuromuscular proprioceptiva em vários estados do Brasil.

Dra. Rosiane Freire.

Recebeu premiação em 2012 da Fanor DeVry Brasil, como funcionária PRIDE (Excelência) nos EUA, nesse mês de dezembro. A solenidade foi realizada em Salt Lake City, no Estado de UTA. Dra. Rosiane também tem grande destaque Nacional na área de Reabilitação Cárdio-Respiratório e é coordenadora e professora de pós graduação nessa área em vários estados do Brasil.

Dra. Ediara Rios.

Profissional de bastante reconhecimento e com grande trabalho realizado desde a fundação da Faculdade Christus aonde exerceu papel de coordenadora da graduação, assumiu dois grandes desafios em 2012 a coordenação do curso de Fisioterapia da UNIFOR, Universidade de Fortaleza. E junto com uma extraordinária equipe de Fisioterapeutas fundaram serviço de fisioterapia na Torre São Matheus, Dra Ediara é uma das maiores defensoras da terapia manual sendo convidada constante em eventos nacionais e internacionais.

Dr. Emanuel Kennedy.

Um dos mais destacados alunos do curso de Fisioterapia da Fanor ( Fanor DeVry Brasil), saíndo da faculdade direto para mestrado em Fisiologia Humana na UECE, Universidade Estadual do Ceará. Em 2012 convidado para corpo docente da Fanor DeVry Brasil, assumiu o cargo, logo em seguida teve que resedir no Rio de Janeiro para assumir Doutorado pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro aonde obteve êxito em dois cursos de Doutorado.

Dr. Albino Luciano

Fisioterapeuta na área do esporte, é fisioterapeuta do Fortaleza Esporte Clube e assumiu a Presidência da SONAFE-Ce em 2012, SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA REGIONAL CEARA, ao lado de uma dinâmica diretoria composta por Pedro Lima, Renato azevedo, Paulo Santos Andrade, e Rodrigo Ribeiro Oliveira. Ao memo tempo Dr. Albino passou a ser sócio proprietário da Clínica de Fisioterapia Ser Fisio, novo empreendimento em Fortaleza. Em véspera de copa do mundo a sociedade fisioterapêutica deve ofercer todo apoio a essa sociedade que vem demonstrando seriedade no que faz.

 

Dr.Jullius de Fontes Queiroz

Fisioterapeuta das atletas Juliana e Larissa desde o início de suas carreiras, mesmo muito jovem teve, tem disciplina e paixão pelo que faz, em 2012 conquistaram a inédita medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Dr. Jullius tem se dedicado ao seu consultório e na formação de novos profissionais. Atuante fisioterapeuta na área de tarapias manuais e diagnóstico cinesiológico funcional.

Fica aqui o desejo de um 2013 cheio de relizações a todos nós que fazemos do nosso dia a dia uma missão permanente de cuidar do outro, Feliz ano novo aos leitores que nos seguem, aos novos leitores e em especial a todos os Fisioterapeutas.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles