fique-de-olhoApenas algumas orientações para que a sociedade possa entender o nosso papel como fisioterapeutas no dia a dia, devo muito por tantas conquistas nesses quase 19 anos de formado e 15 anos como pessoa jurídica, ou seja, proprietário de uma clínica de Fisioterapia. Alguns passos antes de iniciar o seu tratamento:

– Você deve ser avaliado(a) pelo fisioterapeuta ele precisa entender sua história clínica e biomecânica com intuiuito de analisar as disfunções decorrentes da lesão ocorrida, ou seu atual quadro clínico e físico nos casos em que se busca a prevenção de lesões que possam levar as disfunções. Por isso é preciso ficar atentos a promoções e ações antí éticas, vejam um exemplo:

Faixas oferecendo aula inaugural de Pilates por Fisioterapeuta. Se o papel do profissional fisioterapeuta é recuperar funções, estabelecer a saúde do indivíduo, promover e prevenir futuros problemas, como tal ação pode ser tomada? Cuidado isso pode ser de grande perigo a sua saúde, uma armadilha, uma forma de promover não a saúde e sim um negócio.

– O atendimento fisioterapêutico deve ser individualizado, sua privacidade deve ser respeitada, segundo a legislação do COFFITO e não se faz diferenciação, se o atendimento é pelo SUS, planos de saúde ou particular, todos tem esse direito.

– O atendimento fisioterapêutico deve ser realizado pelo profissional fisioterapeuta, com inscrição no seu conselho. Você pode verificar nos sites dos conselhos regionais de Fisioterapia do seu estado, para confirmar se esse profissional é verdadeiramente inscrito, caso não seja, denuncie, bem como qualquer aluno que estaja tratando nessa clínica, ele está exercendo papel ilegal da profissão.

– Você tem o direito de exigir se os equipamentos utilizados, estão certificados e com suas manutenções atualizadas. Bem como se a clínica está obedecendo as nosrmas da vigilância sanitária, desde o gel utilizado em um ultra som, ele tem lote, data de fabricação e vencimento. Verifique.

– Como é feita a higienização da clínica? Ponto extremamente importante nesse processo de escolha.

Em outros momentos estaremos nos posicionando em relação algumas ações que devem ser tomadas antes de procurar um serviço de Fisioterapia. Desde já, existe um ditado popular “quem não pode com pote, não pegue na rodilha” . Nós donos de serviços de Fisioterapia, precisamos manter normas e cobrarmos por nossos direitos. Quanto aos cidadãos, esses devem exigir seus direitos de igualdade.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles