verdadeiros

Atualmente observamos uma aumento na procura pela prática do método Pilates por homens de todas as idades, sejam jovens ou idosos. Os exercicios conquistam esta populacao especifica por apresentar objetivos direcionados e ter foco na liberação do stress, no desenvolvimento de força e flexibilidade, bem como o desenvolvimento da consciência corporal, pontos fracos dos marmanjos. Devemos elaborar exercicios para aliviar a sobrecarga na coluna, diminuindo a dor, e promovendo o alinhamento corporal a partir do equilibrio entre os musculos da coluna e do abdomen, reeducando a postura.

Os exercicios criados pelo alemao Joseph Pilates foram inicialmente elaborados para atender as necessidades mascuinas. Atualmente  o metodo conquista cada vez mais praticantes por considerer o corpo de forma global trabalhando postura, equilibrio, força, flexibilidade, respiracao e concentracao. É indicado para a prevençao e tambem para o tratamento de diversas disfunçoes e patologias musculo-articulares, bem como na busca de qualidade de vida e fuga do sedentarismo.

A prática regular traz resultados surpreendentes a partir da análise minuciosa e das adaptaçoes possives considerando as diferenças psicológicas e fisiológicas, o que possibilita correcoes durante os exercicios e proporciona uma execucao segura, livre de compensacoes, dores ou lesoes indesejadas, fazendo com que os homens possam ir ao studio com mais frequencia e interesse.

Atraves de exercicios elaborados com o uso dos aparelhos que possuem um sistema de molas, e acessorios como faixas elasticas e bolas, os homens que buscam um corpo forte e abdômen definido vão encontrar exercícios desafiadores que promoverão resultados invejáveis como o aumento do tônus muscular, essencial para a manutencao da postura correta contribuindo para a diminuicao de quadros dolorosos, promovendo relaxamento do corpo e aumentando a concentração.

Atletas de alto rendimento de diversas modalidades esportivas no mundo todo utilizam cada vez mais, atividades corporais facilitadas pelos exericios de que integram corpo-mente para aperfeiçoar os seus resultados. melhorando a performance e prevenindo lesões.

O planejamento de exercicios é feito a partir das condicoes corporais de cada praticante, que ira desenvolver habiidades progressivamente e em pouco tempo se sentirá mais preparado para enfrentar os exercicios, as exigencias do dia-a-dia e os desafios das atividades esportivas, promovendo bem-estar e qualidade de vida!

FONTE: www.fisiovidacomvoce.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles