O-Menino-e-o-Mundo

Imagem: Divulgação

O Brasil tem representação no Oscar 2016. ‘O Menino e o Mundo‘, do diretor Alê Abreu, foi indicado, na categoria Melhor Animação, ao prêmio mais importante da indústria cinematográfica.

O filme brasileiro compete diretamente com o sucesso de bilheteria ‘Divertida Mente‘, da Pixar. ‘Anomalisa’, de Charlie Kauffman, ‘Shaun, O Carneiro’, inspirado na série homônima (spin-off de ‘Wallace e Gromit’) e ‘Quando Marnie estava lá’, produzido pelo Studio Ghibli também concorrem.

‘O Menino e o Mundo’ conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. O pai abandona o lar e parte para a cidade grande em busca de trabalho e o menino, triste e desnorteado, faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. O filme mostra, pelos olhos da criança, uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

O longa-metragem foi visto por 23 mil pessoas no Brasil, em janeiro de 2014, quando foi lançado. O longa fez mais sucesso na França, levando mais de 100 mil pessoas aos cinemas.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=bDvcQPnZtfc]

Os prêmios

O que nem todo mundo sabe é que, além de ser premiado no Brasil, ‘O Menino’ já recebeu estatuetas fora do País. Em dezembro de 2013, a animação trouxe, de Cuba, o Prêmio Coral de Melhor Longa de Animação no 35º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana.

No ano seguinte, venceu o Grande Prêmio Monstra 2014, em Portugal, em três categorias. Além do prêmio principal, levou Melhor Trilha Sonora e o Prêmio do Público. No mesmo país, levou o Cinanima.

A consagração também veio em um dos mais tradicionais festivais dedicados ao gênero, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França. Em 2015, fez bonito na 2ª edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano, eleito Melhor Animação, na Espanha.

O filme de Alê Abreu encantou ainda os membros votantes do Festival Internacional de Ottawa, no Canadá. “Porque tem algumas das imagens mais belas que alguma vez vimos”, justificou o júri.

Países como Argentina e a República Tcheca, também premiaram ‘O Menino e o Mundo’. O longa foi comercializado no exterior e também garantiu exibição nos Estados Unidos, Bélgica e Dinamarca, além de ter sido vendido para a HBO América Latina.

A música tema foi produzida originalmente para o filme pelo rapper Emicida. “Olhos de uma Criança” fala sobre o contraste do desenvolvimento com a inocência. Ouça:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=cpOb3db_Xuc]

Alê Abreu, de 44 anos, estreou nos cinemas com a animação ‘Garoto Cósmico’, em 2007.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles