Uma década após a publicação, Once Upon a Nightwish (era uma vez um Nightwish, em tradução livre), chegará ao Brasil. O livro é a biografia autorizada do Nightwish, que abarca os dez anos iniciais do grupo finlandês. O período da narrativa marca também a época em que Tarja Turunen, vocalista original, esteve na banda. A obra é assinada pelo jornalista conterrâneo dos músicos, Mape Ollila. Ainda não há previsão de lançamento.

once-mape

Divulgação

O livro chegará ao Brasil pelo grupo EV7 e está sendo traduzido por Eliel Vieira, especialista em traduções biográficas musicais. Ele já traduziu as biografias de Bruce Dickinson, do Iron Maiden, e James Hetfield, do Metallica. Vieira também é responsável pela tradução da autobiografia do ícone Lemmy Kilmister, do Motörhead, morto em dezembro do ano passado.

Foram entrevistados o líder do Nightwish, Tuomas Holopainen, e os demais músicos Jukka Nevalainen, Emppu Vuorinen, Marco Hietala, Sami Vänskä (ex-baixista), Samppa Hirvonen (ex-baixista), além da própria Tarja. Familiares de Tuomas, o empresário da banda, Ewo Pohjola e o professor de música dos integras na infância  na adolescência, Plamen Dimov, também foram ouvidos.

A versão brasileira vai ganhar imagens obtidas com exclusividade para a edição nacional, além de ter capa dura e acabamento de luxo, de acordo com a editora. A primeira edição será limitada.

Trajetória

O Nightwish é considerado uma das maiores bandas de metal sinfônico da atualidade, posto que conquistou ainda com Tarja nos vocais. Hoje em carreira solo, além de tocar projetos diversos de música clássica, Turunen foi demitida por meio de uma carta assinada pelos colegas de banda no encerramento da turnê do álbum Once (2004). A carta foi entregue antes do show, gravado para o DVD End Of An Era (fim de uma era, em tradução livre), com o pedido de que ela só abrisse ao final. Antes mesmo de Tarja saber o conteúdo, o texto já havia sido divulgado para os fãs na Internet.

Em 2006, o grupo anunciou como nova vocalista a sueca Anette Olzon, com passagem pela banda Alyson Avenue. Olzon gravou dois álbuns com o grupo, Dark Passion Play (2007), repleto de referências à saída turbulenta de Tarja, e o conceitual Imaginaerum (2011), que se estendeu em um longa-metragem homônimo. Ela foi desligada do grupo em 2012, dando lugar à neerlandesa Floor Jansen, das bandas After Forever e Revamp. O líder do Nightwish citou Floor em diversas entrevistas como a “vocalista definitiva” da banda. Endless Forms Most Beautiful, oitavo álbum de estúdio da banda finlandesa, foi lançado em março de 2015.

Informações sobre pré-venda do livro no site da editora.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles