ENTRE NÓS- COLETIVO ARREMATE

“Entre Nós”, do Coletivo Arremate, no 12º Fecta (Divulgação)

O Festival de Esquetes da Companhia de Iniciação Teatral Acontece (Fecta) iniciou sua 13ª edição, em Fortaleza, no último dia 13. A programação reúne, em diversos espaços alencarinos, espetáculos profissionais e experimentais, oficinas, homenagens, exposições, encontro acadêmico e até lançamento de livro. O evento realizado pela Companhia Teatral Acontece (CTA) vai até o próximo sábado, 23.

Para o diretor da CTA e organizador do Fecta, Almeida Júnior, o evento tem seu “caráter de formação” que dialoga com as artes cênicas no Estado. “No evento, artistas de outros estados podem ter um espaço de experimentação, através do surgimento de novos grupos de teatro e novos espetáculos que são oriundos de esquetes”, diz. Nas 12 edições anteriores, 622 grupos se apresentaram. A organização estima que cerca de 70 mil pessoas já passaram pelos espaços ocupados durante o Fecta.

Entre os espaços ocupados pela programação estão o Theatro José de Alencar, Sesc Iracema, Sesc Emiliano Queiroz, Teatro Acontece – Escola Livre de Teatro e o miniauditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Até o próximo dia 22, a Mostra Noturna de Esquetes se divide nos teatros Emiliano Queiroz e Sesc Iracema, sempre a partir das 18 horas. No sábado, 23, o Theatro José de Alencar recebe a festa de encerramento do festival com a premiação “Infectando” e o show da banda Altos Versos com tributo ao Cazuza e ao rock nacional.

Programação dos últimos dias da Mostra Noturna de Esquetes

21 de julho (Teatro Emiliano Queiroz)

– Os Deserdados – Companhia Teatro Movimento Fortaleza – CE – Censura Livre
– Fragmentos – Deux Theatre / Fortaleza – CE – Censura 12 anos
– Grande Edgar – Leusi Furtado e Júnior Martins / Fortaleza – CE – Censura Livre
– A Caixa de Sapato – Retalho Produções/ Maracanaú – CE – Censura 12 anos

22 de julho (Teatro Sesc Iracema)

– Os Decretos do Rei – Mirante de Teatro da Unifor / Fortaleza – CE – Censura 12 anos
– Limiar – Kalangopréa / Sobral – CE – Censura Livre
– Dueto – Caras Teatro Multifácico / Brasília – DF – Censura 14 anos
– Tortura de Mesa – Teatro em Película / Fortaleza – CE – Censura 16 anos

Os ingressos para as Mostras Noturnas custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

 

Tagged in:

,

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles