gaga-estressepos-traumaticoEm entrevista ao Today Show, do canal norte-americano NBC, Lady Gaga revelou sofrer de transtorno do estresse pós-traumático por ter sido estuprada aos 19 anos. A entrevista, veiculada neste dia 5, foi concedida em um abrigo para jovens gays e lésbicas, o Ali Forney Center, no bairro do Harlem, em Nova Iork.

“Meu próprio trauma, na minha vida, tem me ajudado a entender o trauma de outras pessoas”. A artista levou sete anos para tomar coragem e compartilhar o caso.

“Eu não tenho o mesmo tipo de problemas que vocês têm, mas eu tenho uma doença mental e eu sofro com isso todos os dias. Eu sofro de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT). Eu nunca contei isso a ninguém”, revelou.

“A gentileza que foi mostrada a mim por médicos, minha família, meus amigos, realmente salvou minha vida. Ser gentil, o ato em si, é libertador”, continuou.

Ícone da comunidade LGBTT, Gaga pediu aos jovens do abrigo que encontrem coragem para enfrentar a problemática. “Eu não sou melhor que nenhum desses jovens, não sou pior, nós somos iguais. Nós pisamos na mesma terra e nós estamos juntos nessa”.

O estupro já havia sido revelado, há dois anos, também na TV. No ano passado, ela lançou a música ‘Til It Happens to You’, escrita em parceria com Diane Warren, sobre casos de assédio sexual e estupro que ocorrem em campi de universidades. “Até que aconteça com você, você não sabe como é”, diz a letra. O vídeo é parte do projeto The Hunting Ground.

“Eu preciso do meu mantra para me ajudar a relaxar. Você é valente. Você é corajosa”, acrescentou.

No Twitter, Lady Gaga agradeceu aos moradores do abrigo por “compartilhar suas histórias, traumas e dor”, e acrescentou: “Hoje eu compartilhei um dos meus segredos mais profundos com o mundo. Os segredos mantêm você doente com vergonha”.

Tagged in:

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles