A banda It Girl traz o show do disco Aterro, lançado ano passado (Foto: Mocker Studio)

A banda It Girl traz o show do disco Aterro, lançado ano passado (Foto: Mocker Studio)

Fortalezenses têm encontro marcado com a música independente neste sábado, 7, na Praça Verde do Dragão do Mar. O equipamento recebe a primeira edição do Festival Garage Sounds, com mais de 40 bandas e 12 horas de muito som. Dentre as atrações, os grupos paulistanos Hateen e Bullet Bane. Vem também uma galera de outros lugares do Nordeste. Ainda assim, a maioria das bandas são mesmo da cidade alencarina.

Pensando nisso, o Repórter Entre Linhas reúne cinco nomes locais que vem ganhando projeção no cenário independente. Confira!

+ Confira lista completa das atrações e preços dos ingressos para o Garage Sounds

Nafandus

nafandus-di-carnage-reporter-entre-linhas

Com influências que vão do clássico rock ‘n’ roll ao heavy metal, o rock alternativo da Nafandus surgiu em 2012 misturando vocal feminino e masculino com o peso característico do metal. De lá pra cá, a banda coleciona apresentações em festivais importantes da Capital como Rock Cordel e ForCaos, além de já ter passado pelo Porão do Rock, no Distrito Federal, depois de vencerem a seletiva em Fortaleza.

Nafandus trabalha no álbum “Unbreakble”, com previsão para sair ainda neste semestre. O grupo é formado por Claudine Albuquerque (vocalista principal), Lucas Santiago (guitarra/vocais), Lucas Rodrigues (guitarra), Lucas Ravel (baixo/vocais) e Tiago Skilo (bateria/samples).

Ouça o EP Nafandus, lançado em maio de 2015:

It Girl

Em agosto do ano passado, a It Girl disponibilizou o álbum Aterro completo no YouTube. No mês anterior, eles lançaram o clipe da sensacional “Primeira Fileira”, com produção do Mocker Studio e direção e edição de Alinne Rodrigues e Igor Miná (já volto a falar deles). A faixa entrega uma mistura sonora inusitada e saudável. Nela, o grupo coloca o rock no contexto do carnaval, tão fortalezense quando o título do álbum que reúne 12 faixas.

Primeiro disco cheio do grupo, Aterro é o sucessor do EP Geleia Tropical (2013) de apenas cinco faixas. Fundada em meados de 2011, a It Girl é formada pelo vocalista Pedro Fialho, os guitarristas Anatole Nogueira e Yuri Lobato, o baixista Ricardo Arraes e o baterista Cícero Nascimento.

Jack The Joker

Formado em 2012 pelo vocalista Raphael Joer, o baixista Lucas Arruda, o baterista Vicente e os guitarristas Felipe Facó e Lucas Colares, o grupo de heavy metal/metal progressivo lançou no último dia 23 de novembro o álbum Mors Volta. Sucessor de In The Habbit Hole (2014), o novo trabalho foi produzido por Adair Daufembach, com a co-produção dos próprios rapazes.

Disco 'Mors Volta' ganha versão física e digital em novembro (Foto: Divulgação)

Disco ‘Mors Volta’ ganha versão física e digital em novembro (Foto: Divulgação)

Em outubro de 2016, o grupo divulgou o vídeo da música ‘Brutal Behavior’. Na época, o vocalista falou ao Repórter Entre Linhas que os arranjos da faixa têm influências do funk e do soul que dialogam com o peso das guitarras. “É uma digestão de tudo que a gente escuta, desde música brasileira ao metal como um todo”, disse Raphael Joer. A letra é de André Victor.

La Trinidad

Liderado pelo ator e músico Enzo Trinidad, a banda reúne elementos de diferentes estilos musicais. O que mais chama atenção, ainda assim, são as letras. “Serei motivo de chacota por viver”, como canta na faixa “Libertação”, deixa claro o espírito de reflexão que as composições do grupo carregam. A música de divulgação do La Trinidad tem um clipe bacaninha que retrata bem isso.

https://www.youtube.com/watch?v=hpT4FvA2VXA

Para quem quer ouvir mais da La Trinidad, o disco de estreia, intitulado Carnaval Em Preto e Branco e está disponível completinho no YouTube.

Subcelebs

A Subcelebs acaba de lançar o clipe de "Corações Avariados" (Foto: Reprodução / Facebook / Subcelebs)

A Subcelebs acaba de lançar o clipe de “Corações Avariados” (Foto: Reprodução / Facebook / Subcelebs)

Olha eles aqui de novo! Falamos da Alinne Rodrigues e do Igor Miná lá em cima, trabalhando no clipe da It Girl, e eles têm a própria banda. A Subcelebs faz um som pop mais pautado no indie e na sonoridade noise. Antes de 2016 acabar, eles soltaram o clipe de “Corações Avariados”. Quem quiser ouvir mais, pode procurar a Subcelebs no Bandcamp. Kid Eric e Nyelsen B completam a formação.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles