aquarius

O filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, foi um dos indicados a Melhor Filme Estrangeiro no Prêmio César 2017, como divulgado pela Academia Francesa de Cinema nesta manhã. A notícia chega um dia após o anúncio dos indicados ao Oscar 2017. Com cerimônia marcada para o próximo dia 24 de fevereiro, o prêmio acontece há 40 anos. Em novembro último, o longa pernambucano foi eleito pela revista francesa Cahiers du Cinéma o quarto melhor filme de 2016, dividindo espaço com Elle, de Paul Verhoeven, e Toni Erdmann, de Maren Ade.

No Prêmio César, Aquarius concorre com Baccalauréat, de Cristian Mungiu, É Apenas o Fim do Mundo, de Xavier Dolan, Manchester à Beira-Mar, de Kenneth Lonergan, Toni Erdmann, de Maren Ade, Eu, Daniel Blake, de Ken Loach e A Garota Desconhecida, dos irmãos Dardenne.

Em dezembro, Aquarius saiu consagrado do Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fénix, com o também pernambucano Boi Neon, de Gabriel Mascaro. O filme de Mendonça Filho venceu as categorias Melhor Diretor e Melhor Atriz, pela atuação de Sonia Braga como a jornalista aposentada que enfrenta as problemáticas geradas pela especulação imobiliária em Recife.

O filme também levou prêmios no Festival de Cinema de Sydney, na Austrália, 20º Festival de Cinema de Lima e no World Cinema Amsterdam, na Holanda, e participou da seleção oficial de festivais como os de Munique, Nova Zelândia, Jerusalém (JFF), Sarajevo, Zurique, Londres (BFI London), Toronto e New York Film Festival.

Veja a lista completa dos indicados ao César 2017.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles