O cinema nacional está bem representado na lista de pré-selecionados para a IV Edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano. O pernambucano Boi Neon, de Gabriel Mascaro, entrou em cinco categorias. Aquarius, de Kleber Mendonça Filho e Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, foram pré-selecionados em quatro categorias. Cerimônia está marcada para ocorrer em julho, em Madri, na Espanha.

Os filmes foram anunciados neste domingo, 12, durante o 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara. Com o recorde de 847 produções buscando indicações, a premiação tem 11 filmes brasileiros pré-selecionados.

Na categoria principal, Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, estão os já citados Aquarius e Boi Neon, além de Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner. Anita Rocha da Silveira, do longa Mate-me por favor, Gabriel Mascaró e Kleber Mendonça Filho concorrem a Melhor Direção.

Já na categoria Melhor Interpretação Feminina estão pré-selecionadas Andreia Horta, por Elis, Gloria Pires, por Nise – O Coração da Loucura e Sonia Braga, por Aquarius. Juliano Cazarré, de Boi Neon, e Fernando Alves Pinto, e Para Minha Amada Morta, concorrem a uma vaga na categoria Melhor Interpretação Masculina.

Documentários brasileiros também entram na disputa. Para o Platino de Melhor Documentário de Longametragem estão pré-selecionados Cinema Novo, de Eryk Rocha, Curumim, de Marcos Prado e Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisário Franca. Há também uma categoria que destaca “novos valores do cinema ibero-americano”. Ao Prêmio de Melhor Primeira Obra de Ficção Ibero-americana concorre Mate-me por favor. Já Bruxarias, de Virginia Curiá, foi pré-selecionado para Melhor Filme de Animação.

Conheça todos os filmes nacionais pré-selecionados

Boi Neon (Filme Ibero-Americano de Ficção, Direção, Ator, Roteiro e Fotografia)

Aquarius (Filme Ibero-Americano de Ficção, Direção, Atriz, Prêmio Platino para Educação em Valores)

Para Minha Amada Morta (Ator, Montagem, Direção de Arte e Fotografia)

Nise, o Coração da Loucura (Filme Ibero-Americano de Ficção, Atriz, Prêmio Platino para Educação em Valores)

Elis (Atriz, Direção de Arte)

Mate-me, Por Favor (Primeira Obra de Ficção Ibero-americana, Direção)

Cinema Novo (Documentário)

Curumim (Documentário)

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (documentário)

https://www.youtube.com/watch?v=6nr1-ut9EQ0

Bruxarias (Animação)

Meu Amigo Hindu (Prêmio Platino para Educação em Valores)

https://www.youtube.com/watch?v=z9nPXqpagHg

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles