Atualizado às 16 horas

Na última segunda-feira, 31, os fãs da drag Pabllo Vittar e do rapper Rico Dalasam foram pegos de surpresa com a retirada da música “Todo Dia” do YouTube. Faixa do primeiro álbum de Pabllo, o hit do Carnaval 2017 é um dueto com Dalasam, que compôs a canção. O Blog Repórter Entre Linhas procurou ambos os artistas para comentarem a decisão. Conforme a assessoria de Vittar, Rico contesta acordo de participação assinado em outubro do ano passado. Por outro lado, Dalasam afirma que só está em busca dos seus direitos e da luta diária de artista independente.

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa de Pabllo Vittar, o clipe foi retirado em virtude de notificação extra-judicial enviada por Rico para a cantora e para o Dj Gorky, no último dia 29.

“Rodrigo Gorky e Arthur Gomes (Maffalda) são co-autores da musica ‘Todo Dia’, tendo criado todo o instrumental (bases), entretanto, na época do lançamento do álbum foi acordado e assinado contrato entre as partes que estipulava a integralidade de Rico com 100% os direitos autorais pela composição da música, mas, em contrapartida, sua participação como artista convidado na gravação da música seria gratuita, ressalvados os seus direitos de execução pública como intérprete, que são aqueles pagos diretamente pelo Ecad e sociedades autorais”, diz a nota.

A nota argumenta ainda que Rico tentou rever “oportunamente” o que havia sido firmado depois que o single chegou perto de 50 milhões de execuções. “Gorky se dispôs a rever a questão, mas que nesse caso, para que fosse totalmente justo para todos, também fossem revistos os créditos de autoria da música reconhecendo Gorky e Arthur Gomes (Maffalda) como co-autores”, continua o posicionamento. “Propôs inclusive que os direitos autorais e de intérprete fossem divididos igualmente 50% para cada um, mas infelizmente Rico Dalasam não concorda com esses termos e insiste em querer manter 100% do autoral, o que inviabilizou qualquer acordo”.

O Blog Repórter Entre Linhas teve acesso à contranotificação extrajudicial enviada por Gorky e Pabllo Vittar a Rico Dalasam. Em um dos pontos, o texto afirma que Rico Dalasam pretende utilizar um trecho do fonograma “Todo Dia” em seu novo videoclipe, realizado por Fernando Moraes e João Monteiro, produtor e diretor. A contranotificação afirma que Gorky estaria disposto a autorizar a utilização do fonograma, desde que houvesse um acordo da questão como um todo. O texto afirma ainda que Rico Dalasam quer “polemizar e aproveitar-se da situação para sua autopromoção”.

https://blogs.opovo.com.br/reporterentrelinhas/discutir-temas-sociais-e-questao-de-oportunidade-diz-rapper-rico-dalasam/

A assessoria de imprensa do cantor e compositor Rico Dalasam esclareceu, por nota, que a notificação feita pelo advogado do artista só precisou ser realizada devido ao fato dos produtores da canção quererem se apropriar dos direitos autorais da obra musical “Todo dia”, que é exclusivamente de sua autoria.

“‘Todo Dia’ foi criada por Rico depois de uma história vivida durante um carnaval em Minas Gerais. A composição já foi feita com melodia e ritmo, o que a torna 100% de titularidade do autor. Mesmo com todo sucesso, Rico não recebeu um centavo pela sua participação como co-intérprete da gravação com Pablo Vittar, e quando questionou sobre sua parcela de direitos a este título, já que canta e participa do clipe, recebeu a indecorosa contra proposta de só receber caso cedesse 50% da composição que criou para o produtor Dj Gorky, dono do fonograma e também produtor musical”, diz o comunicado.

O rapper recusou a proposta e tem tentado reverter desde março. “Acusado de oportunista através de uma nota enviada à imprensa pela assessoria contratada pelos produtores, Rico afirma que só está em busca dos seus direitos e da luta diária de artista independente”, conclui o posicionamento.

https://blogs.opovo.com.br/reporterentrelinhas/pabllo-vittar-tem-show-marcado-no-centro-de-eventos-ceara/

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles