Livro homenageia 30 pontos turísticos de Fortaleza

Desenvolver outro olhar para a Cidade é a proposta do livro “Colorindo Fortaleza”, do arquiteto e urbanista Rafael Alencar. A obra, lançada em outubro deste ano em Fortaleza, é composta por 30 imagens icônicas da cidade, desenhadas em preto e branco pelo arquiteto. São praças, edifícios históricos e paisagens naturais para colorir, com o objetivo de despertar nas pessoas novas formas de relacionamento com os espaços públicos.

Apaixonado por desenho, o paraense, que vive no Ceará há mais de 10 anos, conta que costumava ir ao Mercado dos Peixes para ver as jangadas e desenhar, quando uma amiga sugeriu a ideia de fazer um livro de colorir. Assim, o arquiteto reuniu várias imagens desenhadas ao ar livre, como a do Bosque Pajeú, Riacho Maceió, Praça das Flores, Iracema, Mercado Central, Praça Portugal, Mercado dos Pinhões, Praça da Imprensa.

O livro é uma experiência lúdica, uma diversão para todas as idades, explica o arquiteto. “Gostaria que todo fortalezense tivesse o livro, que valorize os espaços, a sua cidade, conserve ela limpa. Que os espaços sociais tenham mais harmonia e uma boa convivência social”.

Rafael está em busca de parcerias para disponibilizar o livro em escolas públicas e particulares, hospitais, asilos e orfanatos. “O ato de pintar pode transformar a vida de muitas pessoas e a magia do desenho desperta a criatividade. A arte sempre desperta algo melhor nas pessoas”, conclui.

Desenho do Parque Pajeú. O espaço, criado em 1982, entre a avenida Dom Manuel e a rua 25 de Março, oferece uma área de 15 mil m² para a população utilizar como área de lazer e descanso.

Serviço
Livro “Colorindo Fortaleza”
https://www.facebook.com/colorindofortaleza/
Informações e compra: colorindofortaleza@gmail.com

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles