Professor cearense lança livro sobre experiências de viagem em oito países

Em Chiang Mai, Tailândia (Foto: Arquivo pessoal)

 

Com o título “A Jornada – histórias e reflexões de uma viagem sem volta”, o autor Sávio Meireles Lemos lança livro no próximo dia 17, no Café das Artes, no Espaço Cultural Unifor. A obra é resultado das experiências vividas pelo professor cearense em oito países – Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Coréia do Sul e Portugal.

“Viagem sem volta” significa a mudança que o viajante atravessa ao ter contato com outras culturas, explica Sávio. “Nunca voltamos os mesmos de uma viagem, falando outros idiomas, se relacionando com pessoas de diferentes estilos, religiões, ideologias e crenças, nos faz contestar nossas convicções”.

Para o escritor, viajar proporciona uma nova versão de si mesmo. “Uma versão menos preconceituosa, menos julgadora e mais aberta a respeitar outros pontos de vista e a se desafiar a ir em direção dos nossos sonhos, mesmo que tenhamos que adentrar o desconhecido”.

O livro começou a ser escrito em 2013, quando Sávio estava “mochilando” pela Espanha. Os primeiros rascunhos, ainda sem intenção de compor um livro, eram textos que funcionavam como autoterapia, percepções sobre o dia a dia em outro país. Em 2015, durante viagem a Ásia, a produção se avolumou e surgiu a ideia de lançar um livro. “Foi aí que comecei a reler meus textos, melhorá-los, fazer os ajustes necessários e a escrever com mais intensidade”, lembra.

Aos textos produzidos, Sávio incluiu entrevistas com outros viajantes, oferecendo perspectivas diversas sobre o ato de viajar. A eles foi perguntado: “Qual foi a sua viagem sem volta?”. As respostas mostram uma compreensão diferenciada sobre a vida, países, histórias dos habitantes e o olhar nativo sobre a realidade local.

O livro não conta com apoio financeiro, mas suporte “emocional” de várias pessoas que são mencionadas na dedicatória e nos agradecimentos.

Em Chiang Mai, Tailândia, Sávio (à dir.) com o amigo David, um dos viajantes que participa do livro

Sávio Meireles Lemos é viajante cearense, professor de idiomas e escritor. Cursou Administração e Marketing enquanto vivia em Fortaleza, no Ceará, e concluiu seus estudos fazendo especialização na área, no exterior, na “Australian Pacific College”, em Sidney, Austrália. Atualmente, mora em Fortaleza e atua como professor de idiomas.

 

Serviço
Lançamento do livro “A Jornada – histórias e reflexões de uma viagem sem volta”
Quando: 17 de março (sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Café das Artes, Espaço Cultural Unifor

Tagged in:

, , , ,

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles