Um dos mais consagrados cientistas da atualidade, Stephen Hawking morreu aos 76 anos, nessa terça-feira, 13, segundo um porta-voz da família. Em um comunicado, os filhos Lucy, Robert e Tim disseram: “Estamos profundamente tristes pela morte do nosso amado pai”.

Autor dos livros “Uma Breve História do Tempo“, “O Universo numa Casca de Noz” e “Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios“, Hawking foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambrige, posto antes ocupado por Isaac Newton. Ele também fundou o Centro de Cosmologia Teórica de Cambridge.

Nascido em 8 de janeiro de 1942, em Oxford, Inglaterra, descobriu, aos 21 anos, ser portador de esclerose lateral amiotrófica (Ela). A condição rara e sem cura paralisa os músculos do corpo sem comprometer as funções cerebrais. A doença fez com que o físico vivesse a maior parte da sua vida em uma cadeira de rodas. Ele também dependia de um sistema de voz computadorizado para se comunicar.

Em 1993, participou da série Star Trek: Next Generation e, em 2012, da série The Big Bang Theory. Em 2014, sua vida foi contada no filme “A teoria de Tudo” e rendeu um Oscar de Melhor Ator para Eddie Redmayne.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles