Cineasta tcheco venceu dois Oscars e dois Globos de Ouro

(Foto: Clark, Robert / For the Times)

O cineasta tcheco Milos Forman, famoso por dirigir “Um Estranho no Ninho” e “Amadeus“, morreu na madrugada deste sábado, 14, aos 86 anos.

De acordo com comunicado da família, o diretor estava em casa em Connecticut, nos Estados Unidos, quando se sentiu mal. “Sua partida foi calma e cercada o tempo todo pela sua família e amigos próximos”, disse Martina, esposa de Forman.

Forman nasceu em 1932, em Caslav, na República Tcheca, e dirigiu filmes como “Pedro, o negro“, “O baile dos bombeiros“, além dos musicais “Hair“, de 1979, “Na época do Ragtime“, de 1981 e “O povo contra Larry Flint“, de 1996.

“Um estranho no ninho”, que retratou o cotidiano em uma instituição de psiquiatria, e “Amadeus”, filme sobre a vida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, ganharam 13 Oscars entre eles o de melhor diretor para Forman. Ao todo, o cineasta venceu dois Oscars e dois Globos de Ouro.

Fonte: Ansa

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles