(Foto: Luiz Alves)

O festival Maloca Dragão 2018, no próximo dia 26, contará com a instalação de uma obra um tanto quanto atormentada pela ressaca do mar em março último: “La Femme Bateau“, de Sérvulo Esmeraldo.

Sérvulo será homenageado com exposição no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Realizada de 24 a 29 deste mês, a quinta edição da Maloca será aberta às 19 horas da próxima terça-feira com a exposição. A curadoria é de Dodora Guimarães, viúva de Sérvulo.

“Essa instalação será uma imersão no contorno da sua obra, pautada, segundo ele dizia, ‘na beleza das coisas simples’. Terá como estrela-guia a escultura La Femme Bateau – a sua “Mulher-Barco'”, define a curadora de arte. Dodora preside o Instituto Sérvulo Esmeraldo, criado em 2013 e responsável pelo acervo e legado do artista.

A obra permanece no Dragão do Mar até o próximo dia 6 de maio. Depois, deverá ser restaurada, conforme o Blog apurou.

La Femme Bateau

A escultura foi engolida pelas ondas da ressaca do mar no dia 2 de março deste ano. Ela foi resgatada depois de três dias de trabalho do Corpo de Bombeiros.

Inicialmente, “La Femme Bateau” foi desenvolvida em fibra de vidro com dimensões 1,5m x 5,5m e instalada originalmente na Ponte dos Ingleses em 1994. Após passar por outros dois naufrágios, a obra foi reconstruída em aço inox pintado pesando cerca de 400 kg.

+ Confira em fotos e vídeos o resgate da obra de Sérvulo Esmeraldo

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles