O Cineteatro São Luiz Fortaleza exibe, no próximo dia 19, o clássico “Vidas Secas“, de Nelson Pereira dos Santos. A exibição celebra o Dia do Cinema Brasileiro e os 80 anos da publicação do livro homônimo de Graciliano Ramos, mestre da literatura brasileira. A entrada é gratuita.

Lançado em agosto de 1963, o longa conta a história de Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia, que vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior. Eles vivem na região seca do Nordeste e lutam diariamente por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades.

Nelson Pereira dos Santos foi precursor do Cinema Novo e nome importantíssimo para o cinema latino-americano. Ele morreu no último dia 21 de abril, internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Diretor, roteirista, ator e professor, Nelson foi o primeiro diretor a entrar na Academia Brasileira de Letras (ABL),  onde ocupava a sétima cadeira desde 2006. Ele também dirigiu Rio 40 Graus (1955), Mandacaru Vermelho (1962) e Memórias do Cárcere (1984).

Serviço

Exibição do filme “Vidas Secas”
Terça-feira, dia 19, às 19 horas
Cineteatro São Luiz Fortaleza (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Gratuito

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles