Isabel Costa edita o Leituras da Bel há dois anos

O calendário fortalezense ganha novo evento neste sábado, 14. A Festa Literária do Blog Leituras da Bel – FliBel começa às 10 horas, com uma série de debates e lançamentos e até sarau, na Livraria Lamarca, no bairro Benfica. Entrada gratuita.

A festa literária marca o aniversário de dois anos do blog Leituras da Bel, da jornalista cearense Isabel Costa, que também é formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Editora-executiva do Selo Editorial Aliás, ela diz que Fortaleza “é uma cidade bonita e literária”, e que percebe o engajamento do público e dos profissionais como prova disso.

“Durante os dois anos de existência do blog, eu conheci pessoas incríveis. Autores, representantes de editoras, empreendedores, escritoras, mediadores de leitura. Foi um período muito rico e eu não poderia deixar de celebrar ao lado desses autores”, diz Isabel Costa.

“Os autores e as autoras cearenses precisam de espaço, de palco, de holofote. Todos os espaços para que eles possam mostrar os trabalhos – que, aliás, são incríveis”, continua. “Nós temos ótimos escritores aqui e precisamos reconhecer isso”.

FliBel

A programação inclui, dentre vários eventos, lançamentos dos livros “Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga”, de Vanessa Passos, “Boca de Cachorro Louco”, de Kah Dantas, e do ebook “As Cidades e Os Desejos”, do Selo Editorial Aliás e de vários fanzines.

A Lamarca vai receber uma feirinha de produtos criativos com Papellisa, Selo Editorial Aliás, Fernanda e a Loja Sem Paredes, Cambitos Bazar e Brechó. O IV Sarau Lamarca, organizado pelo peota Francélio Figueredo, também está confirmado.

A inspiração para a festa literário vem do jornalista Ivonilo Praciano, que todos os anos celebra o aniversário da Muito Prazer, coluna publicada atualmente no Vida&Arte Comes&Bebes, do O POVO. “O Ivonilo é uma figura incrível e uma inspiração. Ele consegue reunir, no mesmo espaço, os chefs de cozinha, os gestores de restaurante e os leitores da coluna. Uma festa sempre bonita e múltipla”, aponta.

(Foto: Bruna Sombra/Divulgação Selo Aliás)

Veja a programação completa
Festa Literária do Blog Leituras da Bel – FliBel

10 horas – Clube de Leituras da Bel
Debate dos livros Kindred, da Octavia Butler; Mulheres, Cultura e Política, da Angela Davis; e Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley.
Onde: mezanino

10 horas – Livros livres
Agitadora do movimento livro livre, a psicóloga Annita Moura vai recolher doações e conversar sobre a maravilha do desapego
Onde: hall da livraria

14 horas – Mesa Branca
Projeto criado em 2014 busca aproximar a ilustração de seu público. As artistas Fernanda Meireles e Jéssica Gabrielle Lima vão desenhar ao vivo e as obras serão vendidas pelo preço que você quiser/puder pagar. A produção é de Ramon Cavalcante.
Onde: mezanino

14 horas – Lançamento – Livro
A escritora Kah Dantas lança a nova edição de Boca de Cachorro Louco, publicado pelo Selo Editorial Aliás
Onde: hall da livraria

14h30min – Bate-papo
Mulheres que escrevem para o Leituras da Bel: Kah Dantas, Sara Sintique, Lilian Martins, Nina Rizzi, Vanessa Passos, Ayla Andrade
Menos a Branca Sobreira, que tá em Portugal; a Raisa Christina, que tá na Argentina; e a Alessandra Jarreta, que tá no Japão!

15 horas – IV Sarau Lamarca
Organizado por Francélio Figueredo, o sarau terá microfone aberto e as presenças deCom Paula Yemanjá, Kah Dantas, Anna K Lima, Eloá Moura, Ediane Soares, Jord Guedes, Vitória Régia, Silvia Moura e Beatrice Papillon
Onde: área externa

15 horas – Lançamento – Zines
As zines ‘Vestido Estampado’ e ‘não sei mais nem o que dizer’, de Priscila Reinald
Onde: hall da livraria

15h30min – Lançamento – Livro
A escritora Vanessa Passos lança obra sobre Lygia Bojunga

16 horas – Lançamento – Ebook
O Ebook As Cidades e Os Desejos, criação do Selo Editorial Aliás que reúne 25 mulheres, será lançado em Fortaleza
Onde: hall da livraria

16h30min – Debate
Presença do jornalista e dramaturgo Renato Abê
Onde: hall da livraria

17 horas – Lançamento – Zines
Bruna Sombra e Isabel Costa lançam suas fanzines inéditas. Os dois volumes são publicados pelo Selo Editorial Aliás
Onde: hall da livraria

17h30min – Parabéns pra você!
Vamos cantar aquela musiquinha de parabéns e comer bolo de chocolate!

*Programação sujeita a acréscimo de atrações e alterações de horário!

Serviço
Festa Literária do Blog Leituras da Bel – FliBel
Onde: Livraria Lamarca (Avenida da Universidade, 2475 – Benfica)
Quando: 14 de julho, sábado, das 10h às 18h
Outras informações: @leiturasdabel e 3255 6137
Entrada gratuita

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles