O quinteto de rock experimental maquinas lança, na próxima sexta-feira, 20, o single “Elevador”, gravado no projeto Porto Dragão com a produção de Daniel Ganjaman (Racionais, Sabotage, Criolo). No mesmo dia, o grupo cearense se apresenta no Centro Cultural São Paulo, com Astronauta Marinho.

Há cinco anos na estrada, maquinas é formado por Allan Dias (baixo/voz), Roberto Borges (guitarra/voz), Samuel Carvalho (guitarra/voz), Gabriel de Sousa (sax alto) e Ricardo Lins (bateria). o grupo lançou um EP autointitulado (2014) e o álbum Lado Turvo, Lugares Inquietos (2016) e tocou em vários estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco.

O show da próxima sexta entra na programação do Centro do Rock a partir de convite do programador do espaço, Alexandre Matias (Trabalho Sujo) após o Conexões Maloca 2018.

Em maio deste ano, a aceleradora do Instituto Dragão do Mar lançou “De Manhã, Logo Cedo”, de Soledad – a primeira do projeto. Agora, novos singles devem ser lançados a cada sexta-feira. No próximo dia 27, é a vez da Casa de Velho lançar “Sapiranga”. Até outubro, Ilya, Lorena Nunes, Procurando Kalu, Daniel Groove, Jonnata Doll e Oto Gris, dentre outros artistas, lançam músicas.

Relevância artística

Em entrevista ao blog, o produtor Daniel Ganjaman contou que, no processo de seleção dos contemplados, cerca de 140 bandas foram ouvidas por ele e pelos outros curadores.

“O que impressionou todo mundo foi a quantidade de material de qualidade, de fato relevante. Vivenciar isso aqui acaba sendo algo muito especial porque você não tem um contato único com a música, né? Vai muito além, uma coisa da atmosfera da cidade”, disse. “Tudo isso influencia no que é o resultado, no trabalho de cada artista singularmente”.

Leia aqui a entrevista na íntegra.

Além de Ganjaman, participaram da curadoria Roberta Martinelli (Cultura Livre), Alexandre Matias (Centro Cultural SP), Pena Schmidt (produtor musical), Fabiana Batistela (diretora da Semana Internacional da Música- SP), e Artur Fitzgibbon (diretor-geral na empresa ONErpm- distribuidora digital de música).

Serviço

Lançamento do single ‘Elevador’ do grupo maquinas
Quando: Dia 20 de julho de 2018
Plataformas: Spotify, Deezer, Google Play, Napster, iTunes e Claro.

Show maquinas e Astronauta Marinho
Quando: Dia 20 de julho
Onde: Centro Cultural São Paulo
Mais informações: http://www.centrocultural.sp.gov.br/

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles