Aleksei Abib (Foto: Divulgação)

O roteirista, script-doctor e diretor Aleksei Abib estará no Porto Iracema das Artes, de 23 e 27 próximo. Ele ministrará a oficina “O Argumento” e fará a aula aberta “A engrenagem narrativa de Stranger Things”. Acesso gratuito.

Oficina “O Argumento”

De 23 a 27 de julho, das 14h às 18 horas

Não haverá seleção prévia e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada no primeiro dia de aula, a partir das 13 horas. Vagas: 50 vagas (de acordo com a lotação do espaço).

A oficina é inspirada nos moldes dos Laboratórios realizados pelo Sundance Institut (Estados Unidos) e pelo Programa Ibermedia (Espanha). A proposta é que os participantes reconheçam e pratiquem os fundamentos do argumento audiovisual a partir de suas próprias experiências de vida.

Durante uma semana, os participantes conhecerão e aplicarão as técnicas consagradas na criação audiovisual contemporânea, dando ênfase à construção e estruturação do argumento, além de outras criadas especialmente para a oficina.

A imersão em casos de estudo de sucesso e em conceitos teóricos fundamentais será feita com o suporte de textos específicos de cineastas, teóricos e escritores consagrados como Paul Auster, Jorge Furtado, Aristóteles, David Mamet, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Paul Giulino, Blake Syder, Michael Rabiger, entre outros.

Aula aberta sobre série “Stranger Things”

Dia 26 de julho, a partir das 19 horas.

No pátio do Porto Iracema das Artes, o público poderá fazer um mergulho vertical na engrenagem do roteiro do piloto e da primeira temporada de “Stranger Things”.

A técnica aplicada nas principais séries contemporâneas de Tv será desvendada passo a passo, com seus desdobramentos centrais: os múltiplos personagens, suas respectivas funções na série, a hierarquia dramática no piloto e na série, e a estrutura de cinco atos utilizada pela TV norte americana.

Durante a aula, o episódio piloto de “Stranger Things” e os 15 minutos finais da primeira temporada da série serão exibidos.

Serviço

O quê: Oficina “O Argumento” com Aleksei Abib
Quando: 23 a 27 de julho, das 14h às 18h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Vagas: 50
Inscrições por ordem de chegada, a partir das 13h do primeiro dia de aula
Gratuito

O quê: “Aula aberta sobre série ‘Stranger Things’ com Aleksei Abib”
Quando: 26 de julho, às 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles